A jovem sensação do tênis, Coco Gauff, conquistou o primeiro torneio importante de sua carreira no sábado e depois se ajoelhou em oração enquanto milhares na arena e milhões na televisão assistiam.
“Não oro por resultados”, disse ela durante uma entrevista nacionalmente televisionada. “Apenas peço que eu tenha a força para dar o meu melhor. E o que quer que aconteça, aconteça. Sou tão abençoada nesta vida. Portanto, estou apenas grata por este momento. Não tenho palavras para isso, para ser honesta.”
Gauff, 19 anos, voltou com tudo depois de perder o primeiro set para derrotar Aryna Sabalenka, da Bielorrússia, por 2-6, 6-3, 6-2, na final do U.S. Open, conquistando seu primeiro título de Grand Slam. (Wimbledon, o Aberto da França e o Aberto da Austrália são os outros torneios importantes.)
Ela ocupa o terceiro lugar no ranking mundial e ganhou mais de US$ 11 milhões durante sua carreira, incluindo seis títulos individuais.
Mas até o U.S. Open, 2023 não havia sido um ano excepcional nos torneios importantes para Gauff. Ela foi eliminada nas quartas de final do Aberto da França neste verão e na primeira rodada de Wimbledon um mês depois. No início deste ano, ela caiu nas quartas de final do Aberto da Austrália.
Questionada sobre sua reação ao campeonato, Gauff disse: “Significa muito para mim. Sinto que estou um pouco em choque neste momento. Aquela derrota no Aberto da França foi um golpe no coração para mim. Mas percebi, sabe, Deus nos coloca em tribulações e provações, e isso torna este momento ainda mais doce do que posso imaginar.”
Gauff é conhecida por sua fé cristã. Após vencer a final do Western and Southern Open em Cincinnati este ano, ela agradeceu a Jesus na TV nacional. Na partida anterior, ela havia derrotado a número 1 do mundo.
“Gostaria de agradecer ao meu Senhor e Salvador Jesus Cristo”, disse ela. “Foram muitas noites sozinha chorando, tentando entender. E, você sabe, ainda tenho muito a entender. Mas agradeço a Ele por me cobrir.”