Brasil conquista bicampeonato na prova dos 50 metros costas no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica
O brasileiro Gabriel Araújo, natural de Uberlândia (MG), garantiu o bicampeonato mundial na prova dos 50 metros costas da classe S2 (limitação físico-motora) no último sábado (5), em Manchester (Inglaterra). Com o tempo de 54s08, ele subiu ao lugar mais alto do pódio, deixando o polonês Jacek Czech (57s44) com a medalha de prata e o ucraniano Roman Bondarenko (1min03s55) com o bronze. Essa vitória consolida a excelente performance da equipe brasileira no penúltimo dia de competição.
Mais conquistas e medalhas para o Brasil
Mais uma medalha dourada veio no revezamento misto 4×100 metros estilo livre – 49 pontos, destinado a atletas com deficiência visual. Carol Santiago (S12), Matheus Rheine (S11), Lucilene Sousa (S12) e Douglas Matera (S12) demonstraram um desempenho brilhante ao finalizar a prova em 3min56s03, superando a Espanha (3min57s73) e a Ucrânia (3min59s30). Com essa conquista, Carol Santiago se consagra como a atleta mais vitoriosa de todo o Mundial, acumulando sete medalhas em sete provas disputadas: cinco ouros (100 metros borboleta, livre e costas, 50 metros livre e revezamento misto), uma prata (100 metros peito) e um bronze (revezamento misto 4×100 metros medley – 49 pontos). No último dia do torneio, ela ainda competirá nos 200 metros medley S12 (baixa visão). Ao todo, os atletas brasileiros já conquistaram 14 medalhas de ouro na edição 2023 do evento.
Além do ouro, a equipe brasileira também conquistou uma prata e dois bronzes. A gaúcha Susana Schnarndorf garantiu a prata nos 200 metros livre da classe S3 (limitação físico-motora), com o tempo de 4min18s18. Já a fluminense Mariana Gesteira ficou com o bronze nos 100 metros costas S9 (limitação físico-motora), ao marcar 1min10s11. O revezamento misto 4×100 metros medley S14 (deficiência intelectual), composto por Ana Karolina, João Pedro Brutos, Beatriz Carneiro e Gabriel Bandeira, também conquistou o bronze.
Brasil em destaque e no caminho das medalhas
Com os resultados alcançados até o momento, o Brasil se encontra na quarta posição do quadro de medalhas do Campeonato Mundial de Natação Paralímpica em Manchester. A Itália lidera a competição, seguida pela China em segundo lugar e pela Ucrânia em terceiro. A performance brilhante dos atletas brasileiros tem sido motivo de orgulho nacional, fortalecendo o esporte paralímpico no país e inspirando novas gerações.
*Com informações da Agência Brasil