Há anos, o esporte tem sido uma estratégia evangelística adotada por muitas instituições cristãs e atletas em campo. O “Full Count Ministries” é um exemplo dessa abordagem, apresentando Cristo através do beisebol. Sediado em Hendersonville, Tennessee (EUA), o ministério usa o beisebol para quebrar barreiras e construir relacionamentos com o propósito de fazer discípulos por meio de equipes, viagens missionárias e treinamentos.
Fundado em 2012 durante uma viagem missionária à Nicarágua, o ministério começou após Nathan Davenport, agora presidente do concelho, perceber a popularidade do beisebol no país e planejar uma viagem de volta para usar o esporte como forma de evangelização. Reunindo antigos companheiros de equipe, eles iniciaram o ministério com missões na Nicarágua, que depois se expandiram para os EUA.
Nos Estados Unidos, a Full Count trabalha principalmente por meio de ligas de outono para estudantes do ensino médio e um time universitário de verão, o Rhythm. As ligas de outono envolvem mais de 30 equipes e 200 jogadores que participam de devocionais e grupos de discipulado. O Rhythm traz 40 jogadores universitários para uma temporada de 10 semanas, onde são acompanhados por famílias cristãs e mentores que os discipulam.
Segundo o Sports Spectrum, o objetivo é equipar os jogadores para liderarem grupos de discipulado em seus campi universitários. Glover, diretor do ministério, enfatiza que, embora levem o beisebol a sério, o discipulado dos jogadores é a prioridade maior.