Atriz Aracy Balabanian falece aos 83 anos
A atriz Aracy Balabanian, de 83 anos, faleceu nesta segunda-feira (7) no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela Clínica São Vicente, na Gávea. A causa da morte não foi divulgada. A clínica lamentou a perda e expressou solidariedade à família e amigos da artista. A família não autorizou a divulgação de mais detalhes.
Uma carreira de sucesso
Aracy Balabanian construiu uma carreira de cerca de 50 anos, com participação em mais de 30 novelas e peças de teatro. Ela também se destacou no programa “Sai de Baixo”, da TV Globo.
Nascida em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 22 de fevereiro de 1940, Aracy Balabanian cresceu com o sonho de se tornar atriz. Ela entrou para o Teatro Paulista do Estudante enquanto ainda estava na escola, e aos 18 anos ingressou na Escola de Arte Dramática de São Paulo. Mesmo contrariando o pai, que não queria que ela seguisse a carreira de atriz, ela se formou na área.
A partir de 1963, aos 23 anos, Aracy Balabanian começou a participar de espetáculos do Teatro Brasileiro de Comédia. Ao longo dos anos 70, ela estreou na TV Globo, fazendo sua primeira novela em 1972. Ela também atuou em outras emissoras, como TV Record e TV Tupi, mas a maior parte de sua carreira foi na TV Globo.
Dona Armênia na memória do público
Um dos papéis mais marcantes de Aracy Balabanian foi o de dona Armênia na novela “Rainha da Sucata” (1990). Sua interpretação a tornou um ícone para o público, e a personagem retornou na novela “Deus nos Acuda” (1992). Em uma entrevista ao Programa Sem Censura, da TV Brasil, em 2015, Aracy Balabanian compartilhou que aprendeu a ler e a escrever em armênio quando criança. Ela recitava poemas em festas da comunidade armênia, e isso despertou seu amor pela arte.
Outro papel de destaque na carreira de Balabanian foi a socialite Cassandra no humorístico “Sai de Baixo” (1996-2002). O programa, gravado com plateia no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, permitia improvisações e muitas vezes a atriz não conseguia conter o riso durante as cenas.
Seu último trabalho na televisão foi em 2019, no especial de fim de ano “Juntos a Magia Acontece”.
Homenagens e repercussão
Após a notícia do falecimento de Aracy Balabanian, diversas personalidades prestaram homenagens à atriz. O ator Miguel Falabella, seu parceiro no programa “Sai de Baixo”, emocionou-se ao se despedir da amiga e colega de profissão.
A atriz Beth Goulart destacou a importância de Balabanian como referência para várias gerações, enquanto a atriz Patrícia Pillar relembrou a alegria de trabalhar ao lado dela em “Rainha da Sucata”.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, destacou a trajetória de Aracy Balabanian como pioneira na televisão brasileira e ressaltou sua atuação marcante como Cassandra.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, enfatizou que a atriz dedicou sua vida à cultura e deixou um legado. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também lamentou a perda e prestou condolências à família e fãs.
*Com informações da Agência Brasil