Ao completar 15 anos, Lívia Mello, do Rio de Janeiro, surpreendeu a todos ao abdicar da tradicional festa de debutante para investir em algo com valor eterno: um retiro espiritual com seus amigos, muitos deles afastados da fé ou que ainda não conheciam Jesus.
Apesar de sua família ter conseguido alugar gratuitamente uma ilha particular para a celebração, Lívia decidiu dizer “não” à ideia de uma grande comemoração. Em vez disso, escolheu realizar um evento voltado à evangelização.
“Era o meu sonho ter um festão, mas percebi que já não fazia mais sentido pra mim. Não queria que meu aniversário fosse mais uma festa com músicas que não agradam a Deus e atitudes que entristecem o Espírito Santo. Pensei: se eu convidar meus amigos não cristãos, quero que eles encontrem Jesus ali, e não o mundo”, contou em entrevista ao portal Guiame.
Três dias para viver o propósito
Com esse desejo no coração, Lívia organizou um retiro de três dias em um sítio, reunindo cerca de 80 adolescentes. A maioria dos convidados não era cristã, e a programação contou com a ajuda de amigos que já servem a Cristo.
A jovem convidou os influenciadores cristãos Ita Yamamoto e Gabriel Rodrigo para ministrarem a Palavra de forma criativa, além da cantora Ester, de 16 anos, que conduziu os momentos de louvor.
Durante o evento, os participantes viveram momentos de comunhão, cultos poderosos, brincadeiras e lazer. “Tivemos Palavra, louvor, piscina, comida, vídeos com o Ita… Foi tudo muito leve e muito especial”, descreveu Lívia.
Segundo o guiame, na primeira noite, a pregação sobre restauração familiar tocou profundamente os corações. “Muitos amigos aceitaram Jesus, outros se reconciliaram com Deus e vários foram batizados no Espírito Santo. Foi algo extraordinário!”, celebrou.
Geração do avivamento
Ao olhar para tudo o que Deus fez nesse fim de semana, Lívia não teve dúvidas: “Trocar minha festa por esse retiro valeu muito a pena”.
A jovem ainda deixou um conselho para outros adolescentes cristãos: “Prega o Evangelho! Nós somos a geração do avivamento. Onde você for — na escola, nas redes sociais — fale do amor de Cristo. Através das suas atitudes, você pode ser a Bíblia que leram muitos nunca.”