O Mosaico de Megido, uma antiga relíquia cristã que antes estava no norte de Israel, pode ser removido e transferido para o Museu da Bíblia em Washington, D.C.
O mosaico é considerado um remanescente do que se acredita ser o salão de orações cristão mais antigo do mundo, de acordo com o Faithwire da CBN.
Ele foi descoberto durante uma escavação de 2004 a 2008, e pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) descobriram que continha a inscrição “para o Deus Jesus Cristo”.
“Esta estrutura é interpretada como a casa de orações cristã mais antiga do mundo… e, na verdade, conta a história do cristianismo antes mesmo de se tornar oficial”, afirmou a IAA na época, segundo a Associated Press.
No entanto, o mosaico está localizado em uma prisão moderna de Israel. A descoberta aconteceu enquanto arqueólogos trabalhavam na escavação da área para uma expansão planejada da prisão.
A prisão está em uma encruzilhada ao sul de Tel Megido, no Vale de Jezreel.
Muitos acreditam que a área é onde ocorrerá o Armagedom e a Segunda Vinda de Cristo.
Assista ao Vídeo sobre o Mosaico Cristão
Um Destino Incerto
Uma decisão final ainda não foi tomada sobre a transferência do mosaico. Se o mosaico for movido, ele poderá ser emprestado ao Museu da Bíblia em Washington.
“Existe um processo inteiro com o qual acadêmicos e arqueólogos estão envolvidos”, disse Eli Eskozido, diretor da IAA. A organização afirmou que mover o mosaico de sua localização original era a melhor maneira de protegê-lo das próximas construções na prisão.
O diretor curatorial-chefe do Museu da Bíblia, Jeffrey Kloha, afirmou que eles “receberiam” a peça especial, dizendo que ela “educaria nossos milhares de visitantes sobre peças importantes da história, como este mosaico”.
Enquanto isso, opositores da possível transferência da peça afirmam que ela não deveria ir para o Museu da Bíblia.
“É seriamente prematuro mover esse mosaico”, disse Matthew Adams, diretor do Centro para o Mundo Mediterrâneo, um instituto de pesquisa arqueológica sem fins lucrativos, que está envolvido em escavações em Tel Megido.
O mosaico remonta ao terceiro século antes da conversão do Império Romano ao Cristianismo.