A maior União Batista do Reino Unido, reunida em seu Conselho, decidiu por 49 votos a 27 manter o posicionamento bíblico de que o casamento é a união entre um homem e uma mulher. A decisão foi tomada após um período de oração e escuta cuidadosa em todo o movimento Batista, buscando discernir a mente de Cristo sobre o tema.
Base bíblica e autoridade de Cristo
Em uma declaração oficial, o Conselho afirma que a base da União Batista é a Declaração de Princípio, que reconhece Jesus Cristo como “a autoridade única e absoluta em todos os assuntos relativos à fé e à prática, conforme revelado nas Sagradas Escrituras”. A partir dessa convicção, o Conselho entende que a Bíblia define o casamento como a união entre um homem e uma mulher.
Respeito e atenção pastoral
A decisão do Conselho também inclui a posição de que pessoas homossexuais não serão ordenadas ao ministério da igreja. No entanto, a União Batista do Reino Unido faz um apelo em prol do respeito mútuo e da atenção pastoral à comunidade LGBTQIA+. A declaração reconhece que este é um tema complexo e sensível, e que a igreja deve continuar a dialogar sobre ele com amor e compaixão.