A intensificação do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah, com sede no Líbano, está causando uma crise de deslocamento em massa, deixando milhares de pessoas em busca de abrigo e segurança. Diante da gravidade da situação, a Aliança Batista Mundial (BWA) fez um apelo global por orações e apoio financeiro, destacando as necessidades urgentes dos cristãos libaneses e de civis de diversas religiões que estão sofrendo com os efeitos devastadores da guerra.
Deslocamento em massa
Segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1 milhão de libaneses foram forçados a deixar suas casas nas últimas semanas, em meio aos bombardeios que atingiram o sul do país e a capital, Beirute. A situação é agravada pelo fluxo contínuo de deslocados, que sobrecarregou os hospitais e transformou escolas em abrigos improvisados para milhares de refugiados que buscaram refúgio no norte do Líbano.
Entre os afetados pela guerra está o pastor Maroun, que, pela oitava vez, teve de abandonar sua casa com sua família para fugir da violência. Ele recorda uma experiência semelhante em 2006, quando também precisou deixar sua aldeia e permanecer refugiado por 35 dias no Seminário Teológico Batista Árabe.
“Tínhamos passado por uma experiência semelhante durante a guerra de 2006, quando tivemos de deixar a nossa aldeia e ficar no Seminário por 35 dias. Por causa dessa experiência, não estávamos preparados para passar pelo estresse emocional, mental e físico novamente”, desabafou Maroun.
Apoio espiritual e resiliência dos cristãos libaneses
Merritt Johnston, Diretora Executiva da BWA Women, esteve recentemente no Líbano e compartilhou em um vídeo missionário o impacto que o conflito está causando nas comunidades cristãs locais. Ela ressaltou que, apesar da guerra, os cristãos libaneses continuam firmes em sua fé e enfrentam as dificuldades diárias com resiliência.
“Ter que viver o dia-a-dia sem saber o que virá amanhã é difícil, mas eles estão escolhendo viver pela fé, não pelo medo”, relatou Johnston. “E que lição isso é para todos nós. Se eles podem escolher viver em alegria e paz em meio à violência na região, outros também podem escolher onde quer que estejam.”
A organização missionária pediu aos cristãos em todo o mundo que intercedam pela situação no Líbano, clamando por uma “paz justa” e pedindo que Deus fortaleça os fiéis que estão servindo à comunidade em meio à crise. O pedido de orações é reforçado pela urgência de fornecer apoio financeiro, a fim de suprir as necessidades físicas dos deslocados.
Impacto devastador da guerra
Conforme a NBC News, pelo menos 2.000 pessoas morreram nos bombardeios que atingiram o sul do Líbano. A guerra não apenas devastou comunidades inteiras, mas também criou um cenário de incerteza quanto ao futuro, enquanto os refugiados enfrentam a realidade de viver sem saber o que acontecerá nos próximos dias.