A devastação causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul no início de maio revisitou a necessidade de apoio não só material, mas também espiritual para os desabrigados. Anderson Pereira, pastor da Igreja Palavra da Vida em Lajeado, percebeu isso enquanto ajudava as famílias a limparem suas casas após a enchente. Durante a limpeza de uma residência, encontraram uma Bíblia, o que revelou a perda significativa para muitos: “Ela comentou que tinha uma necessidade muito grande, ela tinha quatro bíblias de estudo e perdeu todas na enchente”, relatou Anderson.
Nos abrigos de Lajeado que acolhem cerca de 500 famílias, a vulnerabilidade espiritual era evidente. Com a ajuda de doações, Anderson encomendou Bíblias da Sociedade Bíblica do Brasil e distribuiu 500 Novos Testamentos, além de oferecer orações e esperança em Jesus. Ele vê a tragédia como uma oportunidade para a pregação do Evangelho, enfatizando a importância de oferecer não apenas ajuda material, mas também espiritual: “Talvez tenhamos a oportunidade de um grande avivamento. E de mostrar que, mesmo em toda essa situação, Deus não perdeu o controle”.
A Igreja Palavra da Vida tem estado na linha de frente desde o início das cheias, abrindo suas portas para os desabrigados lavarem roupas e tomarem banho, além de servir como ponto de coleta para alimentos, itens de higiene e roupas. Anderson descreveu a gravidade da situação em Lajeado, uma das regiões mais atingidas, com mais de 2 mil casas destruídas e bairros inteiros devastados.
Segundo o guiame, depois da água baixar, os membros da igreja também se dedicaram à limpeza das casas inundadas, retirando lodo e destroços trazidos pela correnteza do rio. A atuação da igreja tem sido fundamental para atender às necessidades imediatas das vítimas e oferecer conforto espiritual em meio à calamidade.