Apesar das múltiplas guerras em curso no mundo, os tradutores da Bíblia estão intensificando seus esforços para levar a luz de Jesus a lugares envoltos em trevas. Mesmo diante da complicada situação no Sudão, afetado por confrontos entre paramilitares e as forças governamentais desde abril de 2023, a Igreja continua seu trabalho de tradução da Bíblia.
A tradução da Bíblia para os sudaneses enfrentou interrupções devido ao conflito, mas não foi completamente paralisada. Conforme a Mission Network News (MNN), a atual guerra não impediu que a organização “Word” e seus parceiros avançassem com os planos de tradução.
O presidente e CEO da unfoldingWord, David Reeves, explicou que os planos de tradução da Bíblia para 2024 incluem a continuação do projeto “Bíblia Inteira, Nações Inteiras”. Este projeto colaborativo visa completar todas as 131 necessidades de tradução da Bíblia no Sudão.
Segundo o guiame, a equipe sudanesa já finalizou as “Histórias Bíblicas Abertas” em cinco idiomas, e mais quatro idiomas iniciarão em breve. As traduções de livros inteiros, começando por Jonas, 3ª João e Tito, estão nos planos. Reeves destacou que a Sociedade Bíblica da Jordânia está trabalhando em recursos árabes para toda a região do Oriente Médio e norte da África.
Apesar dos desafios logísticos e financeiros, Reeves reconheceu o favor imerecido de Deus sobre a equipe: “Não é porque somos mais espirituais ou mais inteligentes do que qualquer outra pessoa. É porque Deus se preocupa com isso muito mais do que nós. Ele quer que isso seja feito e, apesar de todos os obstáculos, está sendo feito”.