Às vésperas de sua aguardada 16ª edição, marcada para o dia 19 de agosto, a Marcha Para Jesus do Rio de Janeiro recebeu uma distinta honra ao ser reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Esse prestigioso reconhecimento foi concedido por meio da Lei 10.072/2023, proposta pelo deputado estadual Otoni de Paula, e aprovada pelo governador Cláudio Castro. A notícia foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial em 24 de julho de 2023.
Com essa distinção, o Estado do Rio de Janeiro assume a responsabilidade de incentivar, apoiar, preservar e difundir manifestações culturais, religiosas e expressões artísticas, incluindo aquelas que emergem de iniciativas populares.
Preservando a Identidade Religiosa e Cultural
O reconhecimento da Marcha Para Jesus como patrimônio cultural imaterial oferece uma proteção e visibilidade essenciais ao evento, assegurando sua preservação para as gerações futuras. O apoio do Poder Executivo na promoção e divulgação desse patrimônio cultural contribuirá para fortalecer a identidade religiosa e cultural do estado. Reconhecer a Marcha Para Jesus como patrimônio cultural é uma afirmação de sua relevância como expressão de fé e fraternidade – afirmou o parlamentar.
Trajetória da Marcha Para Jesus no Rio de Janeiro
A Marcha Para Jesus no Rio de Janeiro teve sua primeira edição em 1998. Em 03 de setembro de 2009, o Dia Nacional da Marcha para Jesus foi instituído. Dois anos depois, em 11 de janeiro de 2011, o evento foi incorporado ao calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, por meio de lei assinada pelo então prefeito Eduardo Paes.
Liberdade de Expressão: O Tema da 16ª Edição
Neste ano, a liberdade de expressão foi escolhida como o tema central da 16ª edição da Marcha Para Jesus no Rio de Janeiro. A concentração do evento ocorrerá na Avenida Presidente Vargas, a partir das 14h. A partir daí, caravanas e trios elétricos seguirão um percurso até a Praça da Apoteose, onde diversos artistas celebrarão com louvor e adoração a Deus.
Unindo-se em Fé e Celebração
A 16ª edição da Marcha Para Jesus do Rio de Janeiro, organizada pelo Conselho de Ministros Evangélicos do Rio de Janeiro (Comerj) e presidida pelo pastor Cláudio Duarte, contará com a participação de renomados artistas da música gospel. Eli Soares, Midian Lima, Sarah Beatriz, Samuel Messias, Cassiane, Lukas Agustinho, Maria Marçal, Renascer Praise, Marcus Salles, Apascentar Music, Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul, Gospel Night, Lagoinha Worship, Projeto Vida Nova de Irajá, Waguinho, Ministério Sarando a Terra Ferida e Banda Som e Louvor estarão presentes para compartilhar suas mensagens de fé e adoração com o público.
Esse reconhecimento da Marcha Para Jesus como patrimônio cultural imaterial reforça sua importância como um evento que une a comunidade evangélica em celebração e louvor, além de destacar a rica diversidade religiosa que enriquece o cenário cultural do Rio de Janeiro.
SERVIÇO: Marcha Para Jesus – RIO 2023
Data: 19 de agosto (sábado)
Horário: 14h
Concentração: Avenida Presidente Vargas
Palco: Praça da Apoteose
Artistas confirmados: Eli Soares, Midian Lima, Sarah Beatriz, Samuel Messias, Cassiane, Lukas Agustinho, Maria Marçal, Renascer Praise, Marcus Salles, Apascentar Music, Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul, Gospel Night, Lagoinha Worship, Projeto Vida Nova de Irajá, Waguinho, Ministério Sarando a Terra Ferida e Banda Som e Louvor
Acompanhe a Marcha Para Jesus Rio nas redes sociais:
Site: https://marchaparajesusrio.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/marchaparajesusriodejaneiro/
Facebook: https://www.facebook.com/marchaparajesusriodejaneiro
Playlist Oficial: https://bit.ly/playlistmarchparajesusrio