Uma equipe médica de mais de 50 profissionais dos Estados Unidos e da Grécia participou de uma viagem missionária à Armênia, onde evangelizaram pacientes durante consultas. Organizada pelo ministério Send Relief em parceria com a International Mission Board, a missão envolveu atendimento gratuito a centenas de pessoas, divididos em equipes odontológicas, de fisioterapia e de clínica geral.
Os médicos e profissionais de saúde atenderam em diversas partes do país, compartilhando a mensagem do Evangelho enquanto forneciam cuidados médicos essenciais. Com o apoio de igrejas locais, algumas equipes chegaram a atender até 60 pessoas em um único dia. Bryant Wright, presidente da Send Relief, afirmou: “Atender às necessidades das pessoas enquanto compartilha e mostra o amor de Jesus pode ter um impacto eterno – não apenas para os pacientes, mas para nossos parceiros e voluntários locais”.
Atendimentos e Testemunhos
Na prefeitura de uma vila, uma mãe levou seu filho com paralisia cerebral para ser atendido pelos médicos estrangeiros. Austin Calhoun, um dos médicos voluntários, ajudou a levar o jovem até a sala de exames, verificou seus sinais vitais e compartilhou uma história bíblica sobre um homem doente carregado por amigos para ver Jesus.
Em outros locais, equipes médicas atenderam em igrejas locais, transformando bancos em salas de exames improvisadas e salas de Escola Dominical em locais para aconselhamento e consultas ginecológicas. Essas ações permitiram que pastores locais se conectassem com novos bairros, entrassem em contato com a comunidade e compartilhassem o Evangelho. Um plantador de igreja local, que passou um ano orando por uma oportunidade em uma cidade específica, viu suas orações serem respondidas após os atendimentos médicos.
Impacto da Missão
O prefeito da cidade, tocado pelo impacto dos atendimentos, permitiu que o líder evangelizasse na região: “Depois de apenas uma hora de atendimento médico, o prefeito deu sinal verde para voltarmos a qualquer momento”. Emocionado, o líder disse: “Me perdoe. Estou um pouco emocionado porque as pessoas estão vendo o Evangelho em ação e respondendo”.
Segundo o Internacional Mission Board, Pam Allsbrook, uma enfermeira americana, destacou a importância da parceria com os cristãos locais: “Essa foi uma verdadeira parceria com a igreja local. Cada um de nós usou nossas habilidades complementares para mostrar e contar sobre o amor de Jesus”. Ela acrescentou: “Eu e meus parceiros de igreja rimos, choramos e oramos com as pessoas que chegavam. Compartilhamos o Evangelho e transmitimos o amor de Deus por meio de toques, sorrisos e lágrimas”.