Uma nova pesquisa do grupo Barna revelou que os jovens adultos demonstram ser mais generosos com seu tempo ao fazer voluntariado nas igrejas do que as gerações mais antigas. No entanto, a pesquisa também destacou uma preocupação entre os pastores, pois mais da metade deles (51%) declararam estar “muito preocupados” com o fato de os cristãos mais jovens não apoiarem financeiramente suas igrejas locais, enquanto outros 43% estão “um pouco preocupados”.
A pesquisa, realizada com cerca de 2.016 adultos nos EUA em novembro de 2021, incluiu uma pesquisa adicional com 516 pastores protestantes nos EUA entre março e abril de 2022. Essa preocupação dos pastores pode ser resultado da compreensão de que a doação financeira desempenha um papel crucial nos esforços da igreja.
Desafios e Gerações Futuras
Os pesquisadores observaram que a generosidade financeira é uma força motriz fundamental nas atividades da igreja e as preocupações dos pastores podem estar relacionadas à realidade pragmática de que o futuro da igreja precisa ser trabalhado juntamente com os cristãos. No entanto, a geração mais jovem apresenta atualmente menos segurança financeira e menores níveis de filiação cristã, frequência à igreja e ofertas em comparação com gerações mais antigas.
Conforme revelado em publicação do Christian Post, a pesquisa aponta para a necessidade de as igrejas construírem uma convicção compartilhada entre pastores e os jovens fiéis, a fim de orientar a próxima geração para uma vida de maior generosidade. A pesquisa também revelou que os membros mais velhos das igrejas são considerados mais eficazes em demonstrar generosidade, com um em cada três pastores descrevendo-os como “extremamente” eficazes nesse aspecto, enquanto apenas 5% disseram o mesmo sobre os congregantes mais jovens.
Além disso, outro estudo de 2022 chamado “A Lacuna Geracional: Preferências de Doações Evangélicas” mostrou que os doadores mais jovens têm uma mentalidade mais “global” em relação às causas que desejam apoiar com seu dinheiro, estando menos focados em áreas locais ou trabalhos domésticos em geral. Isso destaca a importância de as igrejas entenderem as preferências das gerações mais jovens e adaptarem suas abordagens para a compreensão do apoio financeiro, ao mesmo tempo, em que promovem a generosidade.