PUC-Campinas acende o clima de Natal nos corações dos campineiros com a Cantata de Natal. A Universidade fez recentemente, a segunda apresentação, no Solar do Barão de Itapura, no Pátio dos Leões, no Centro da cidade. A apresentações será gratuita e terá início às 19h. Em dezembro, serão duas novas datas: dias 2 e 17.
Na primeira apresentação o público se encantou com as luzes, a ambientação e a apresentação do CCA-NAE Canto Coral da PUC-Campinas + Coral Uniodonto Campinas, às 19h. O evento contou com a presença do Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, Pró-Reitores, docentes e a comunidade acadêmica.
Pertencer a Uma História
“Isso é você pertencer a uma história. A PUC-Campinas tem 83 anos e foi aqui que tudo começou. Foi no Pátio dos Leões que se deu início a muitos cursos, que depois foram para os Campi I e II da Universidade. Então é uma emoção muito forte. Estamos imbuídos de um sentimento muito gostoso, de uma satisfação enorme”, afirmou a maestrina Fátima Viegas, que conduziu o Coral.
“É uma oportunidade única de ser aluna da PUC-Campinas, ver o que a Universidade é hoje e retornar a esse local e ver como tudo começou. Encontrar com ex-alunos que estudaram aqui há 20 ou 40 anos. É uma oportunidade sensacional”, afirmou Raquel Aparício da Silva, aluna de Relações Públicas e integrante do Coral.
“Meu pai é da primeira turma da PUC-Campinas. Aqui me traz grande recordações, grandes amigos. É um lugar muito especial para mim. Eu estava muito ansioso para entrar novamente no Pátio dos Leões”, comentou João Passafaro, egresso da PUC-Campinas, que prestigiou o evento.
Participações Especiais
Em dezembro, a Cantata acontece em mais duas datas: no dia 2 de dezembro quem se apresenta é o Coral do Clube Círculo Militar de Campinas, com participação especial do Trio de Cordas e do Coral do Grupo Escoteiro Craós. No dia 17 de dezembro o Coral da Catedral fará a sua apresentação. A regência é da maestrina Fátima Viegas e os espetáculos terão cerca de 40 minutos e também poderão ser apreciados por quem estiver no lado de fora, pois as apresentações serão nas escadarias do Solar do Barão.
Espaço de cultura e preservação histórica
A ação faz parte do início da agenda de eventos que fazem referência ao Centro Cultural e Museológico que será implementado após o restauro do prédio. Em 2025, uma rica programação será realizada no espaço.
“A ideia das cantatas foi trazer uma atividade cultural aberta à população, com vários corais que a Universidade tem e também com a participação de outras instituições. É uma oportunidade para que as pessoas que estão no Centro ou vão até a região central nessa época de final de ano possam desfrutar, no final de tarde, dessas atividades culturais”, comenta a Pró-Reitora de Inovação, Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos.
Recursos para a obra
A captação de recursos para o restauro permanece ativa via Lei Rouanet e patrocínio de empresas interessadas. Em setembro a Universidade recebeu o Certificado de Potencial Construtivo, que permite captar recursos para a obra. A Universidade tem autorização para captar cerca de R$ 48,2 milhões pela Lei Rouanet, do Governo Federal, para a restauração (70%) e instalação da infraestrutura para início de operação do local (30%).
Serviço:
Cantata de Natal
Datas: 18/11, 27/11, 2/12, 17/12 de 2024
Abertura dos portões: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Solar do Barão de ltapura, no Pátio dos Leőes
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 1099, Centro, Campinas
Rua Marechal Deodoro, 1099, Centro, Campinas
Programação
27/11 | CCA-NAE Canto Coral da PUC-Campinas + Coral do Colégio Farroupilha + Coral Uniodonto Campinas
02/12 | Coral do Clube Circulo Militar de Campinas, com participação especial do Trio Cordas e do Coral do Grupo Escoteiro Craós
17/12 | Coral da Catedral
**Em caso de chuva, o evento será cancelado