Um pesquisador de história de Nova York recentemente desenterrou um vídeo inédito do heroico ato de resgate de tropas americanas de judeus destinados à morte em um campo nazista. Conhecido por muitos como o “Milagre em Farsleben”, este evento histórico ganha vida com as imagens recém-descobertas.
Identificação de Sobreviventes Holocausto
Desde a divulgação do vídeo no YouTube, diversos sobreviventes do Holocausto afirmam reconhecer a si mesmos nas impressionantes imagens. Matthew Rozell, pesquisador do Holocausto, encontrou os trechos do vídeo nos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos e comenta que este registro acrescenta profundidade à já incrível história.
Resgate Poderoso
O resgate ocorreu em 13 de abril de 1945, quando um trem nazista transportava cerca de 2.500 judeus do campo de concentração de Bergen-Belsen, onde a refugiada judia Anne Frank havia sido morta, em direção a Theresienstadt, onde eles provavelmente encontrariam sua morte.
Por uma reviravolta do destino, o trem teve que parar perto de Farsleben devido a bombardeios das tropas aliadas na área. Geralmente, tal evento resultaria em morte para os prisioneiros a bordo, já que os soldados nazistas tinham ordens de matar o máximo de pessoas judias possível caso a locomotiva não atingisse seu destino final, mas essa parada foi diferente.
Enquanto o trem estava parado, um tanque americano e um jipe com tropas dos EUA surgiram no horizonte, e os nazistas fugiram. Assim que os soldados americanos chegaram ao trem, eles abriram as portas, libertando os judeus cativos.
Testemunhos de Sobreviventes
A FaithWire relatou em seu artigo que Jacob Barzilai, um sobrevivente do Holocausto de 90 anos, emocionou-se ao ver o vídeo e reconhecer sua mãe, sua irmã e a si mesmo. Miriam Mueller, de 82 anos na época do resgate, também se emocionou com as lembranças trazidas pelas imagens. Embora não tenha se visto no vídeo, ela destacou como o Senhor a guiou para longe do sofrimento e trouxe bênçãos a sua vida, incluindo 26 netos e 40 bisnetos.
O resgate heróico dos soldados americanos no “Milagre em Farsleben” continua a inspirar e reforçar a determinação de lembrar e compartilhar a história do Holocausto.