Nunca antes na história da humanidade o acesso à informação foi tão fácil, veloz e múltiplo. Mas isso não significa que a nossa forma de nos informar seja maravilhosa. A proliferação das fake news exige que estejamos atentos às fontes das informações que consumimos. E nesta quinta semana de setembro, duas datas são importantes para refletirmos sobre isso.
No dia 25, celebramos o Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão. Essa data foi criada para homenagear Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil. Roquette-Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, posteriormente chamada de Rádio MEC, que hoje é parte do Ministério da Educação. A importância do rádio na comunicação brasileira é inegável, e podemos acessar um especial sobre a história do rádio elaborado pela Radioagência Nacional e publicado pela Agência Brasil.
No dia 28, é celebrado o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, instituído pela Unesco. O acesso à informação é fundamental para reduzir as desigualdades sociais no mundo. É essencial promover o acesso à informação por meio de todas as plataformas e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Podcasts têm ganhado cada vez mais audiência no Brasil, e a EBC entrou nesse mundo em 2023. No Dia Internacional do Podcast, comemorado no dia 30, convidamos você a conhecer algumas produções da Radioagência Nacional, como Histórias Raras, Copa Delas e Sala de Vacina.
Além disso, dedicamos essa semana a outras datas importantes. No Dia Nacional do Trânsito, destacamos reportagens especiais que mostram inovações e desafios na mobilidade urbana no Brasil. O Dia Nacional dos Surdos e o Dia Internacional da Linguagem de Sinais chamam a atenção para as dificuldades enfrentadas pela comunidade surda e a falta de comunicação. No Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, destacamos o Sistema Nacional de Transplantes brasileiro, o maior do mundo, e a importância de desmascarar as fake news sobre o assunto. No Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, ressaltamos a necessidade de reduzir a perda de comida em um mundo onde a fome cresce. E finalmente, no Dia Mundial do Coração, chamamos a atenção para as doenças cardiovasculares e formas de prevenção.
Por fim, destacamos algumas datas religiosas. O Yom Kipur, dia do perdão eterno na comunidade judaica, é marcado por momentos de reflexão, oração, arrependimento e perdão. As comemorações dos santos Cosme e Damião são celebradas tanto pela igreja católica quanto pelas religiões umbanda e candomblé, com doces como oferenda aos orixás crianças.
Essas datas nos lembram da importância de estarmos bem informados e de valorizarmos as diversas formas de comunicação. O acesso à informação é essencial para o desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
*Com informações da Agência Brasil