Repatriação de brasileiros na Faixa de Gaza
Um avião da FAB, modelo KC-30 (Airbus A330 200), aguarda autorização para decolar da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. A missão é repatriar mais brasileiros que estão na Faixa de Gaza, aguardando permissão para cruzar a fronteira em Rafah, rumo ao Egito.
Espera pela autorização de viagem
Segundo a Força Aérea Brasileira, o avião só partirá quando os brasileiros tiverem permissão para deixar a região. Assim que receber o sinal verde, o KC-30 decolará rumo ao Aeroporto Internacional do Cairo, em uma viagem de 15 horas.
Carga humanitária e repatriação
Além dos brasileiros que serão repatriados, o avião também leva um carregamento de cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis, fornecidos como assistência humanitária pelo governo brasileiro.
Antecedentes e repatriações anteriores
Este será o segundo voo de repatriação de brasileiros provenientes de Gaza. A primeira operação aconteceu no dia 15 de novembro, mais de um mês depois do início dos ataques de Israel ao território palestino, devido à demora na autorização para saída pelo posto de fronteira de Rafah, que liga Gaza ao Egito. No total, 32 brasileiros foram trazidos ao país nesse voo, somando-se aos 32 brasileiros repatriados da Cisjordânia.
Antes desses voos, já haviam sido realizados oito voos de repatriação de 1.413 brasileiros que estavam em Israel.
*Com informações da Agência Brasil