Grupo de brasileiros finalmente cruza a fronteira
O grupo de brasileiros acompanhado pelo Governo Federal que aguardava permissão de autoridades de Egito, Israel, e da Autoridade Palestina, finalmente cruzou a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo, 12 de novembro. Após um longo período de espera, a autorização foi concedida e o grupo pôde avançar em direção ao território egípcio.
Recepção oficial e etapa final da operação
Segundo a postagem oficial do Itamaraty, os 32 brasileiros e seus familiares foram recebidos por uma equipe da embaixada do Brasil no Cairo após sua chegada em território egípcio. Essa etapa marca o final da operação de repatriação, garantindo a segurança e o retorno dos brasileiros ao seu país de origem.
Decisão individual de permanecer em Gaza
De acordo com o comunicado do Itamaraty, duas pessoas do grupo inicial de 34 nomes decidiram não participar da operação de repatriação e optaram por permanecer em Gaza. Essa decisão individual ressalta a complexidade das situações vividas por brasileiros em territórios conflituosos e a diversidade de opções diante de circunstâncias problemáticas.
Conclusão da operação e retorno ao Brasil
Com a conclusão da fase final da operação de repatriação, os brasileiros no Egito terão o apoio da embaixada brasileira para garantir sua segurança e bem-estar durante o processo de retorno ao Brasil. A conclusão bem-sucedida dessa operação é um exemplo de cooperação entre autoridades locais e brasileiras em situações de emergência no exterior.
Imagem:
*Com informações da Agência Brasil