Egito aceita receber brasileiros que querem sair da Faixa de Gaza
O governo brasileiro anunciou que o Egito aceitou receber os brasileiros que desejam deixar a Faixa de Gaza, em meio ao conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas. A confirmação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
População brasileira confinada na região deve sair neste sábado
De acordo com Vieira, a população confinada na região deve sair neste sábado (14) pela passagem de Rafah, na fronteira entre a parte sul de Gaza e o Egito. O governo brasileiro contratou ônibus para transportar os brasileiros até a fronteira egípcia e aguarda a liberação da passagem.
Transporte será feito até um aeroporto próximo da fronteira
O ministro das Relações Exteriores explicou que a proposta é que os brasileiros sejam levados até um aeroporto próximo da fronteira, onde um avião da Força Aérea Brasileira estará esperando. O objetivo é garantir a segurança e a rápida evacuação dos brasileiros.
Brasil condena violência do conflito e pede por corredor humanitário
Após o encontro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Mauro Vieira condenou a violência do conflito entre Israel e o Hamas e fez um apelo para a criação de um corredor humanitário que permita a evacuação da população civil. O Brasil, que preside temporariamente o Conselho de Segurança, está trabalhando para evitar uma catástrofe humanitária na região.
Prazo para retirada da população da parte norte de Gaza terminou
O prazo dado pelo governo israelense para a retirada de 1 milhão de pessoas da parte norte da Faixa de Gaza terminou à 0h local. No entanto, as forças israelenses não deixaram claro quando iniciarão a ofensiva armada. O Brasil está se esforçando para prevenir mais derramamento de sangue e garantir acesso humanitário urgente às áreas mais afetadas.
*Com informações da Agência Brasil