Reunião da família palestina-brasileira no Cairo
Após obter autorização para deixar a Faixa de Gaza, a família de quatro palestinos-brasileiros está atualmente hospedada na capital do Egito, o Cairo. Uma mulher e seus três filhos têm a chegada ao Brasil programada para a noite deste sábado (10), com desembarque previsto no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O Escritório de Representação do Brasil em Ramala, na Palestina, declarou que a mulher, os filhos de quatro e dois anos não podiam sair de Gaza porque ela estava grávida. Após o nascimento da criança em 24 de dezembro, a autorização para deixar a região, que está em conflito com Israel, foi finalmente concedida.
Operação de Repatriação
A família foi recebida pela equipe da embaixada brasileira na capital egípcia, após cruzar a fronteira de Rafah, no sul de Gaza, com o Egito. A área de Rafah é considerada o ponto de maior segurança em Gaza.
A viagem da família demorou cerca de seis horas, e eles foram acomodados em um hotel com despesas custeadas pelo governo brasileiro. Essa assistência foi possível graças a uma nova etapa da Operação Voltando em Paz, que já resgatou e ajudou 1.560 pessoas, entre brasileiros e seus parentes em Israel, Gaza e na região da Cisjordânia, desde outubro de 2023. Essa operação visa auxiliar brasileiros sem passagem, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças, e até mesmo transportou 53 animais domésticos.
Antes de cruzar a fronteira, a família ficou alojada em Rafah em uma casa alugada pela representação brasileira em Ramala, com garantia de recursos para alimentos, água e remédios, recebendo assistência até cruzarem a fronteira.
Repatriação e Desafios
Essa é a quarta operação específica de repatriação de brasileiros que estavam no lado palestino do conflito, um processo que envolve uma articulação complexa devido à única fronteira para deixar a zona de guerra em Gaza ser no sul do enclave, em Rafah, na divisa com o Egito. Para deixar o território palestino, é necessário ter o nome em uma lista aprovada por autoridades de Israel, do Egito e da Palestina.
No total, 149 brasileiros e seus parentes próximos foram resgatados, sendo 117 de Gaza e 32 da Cisjordânia, incluindo a família em questão.
*Com informações da Agência Brasil