A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que um novo voo para resgatar brasileiros na Faixa de Gaza partirá do Rio de Janeiro às 9h desta quinta-feira (7), em direção ao Egito. Esse será o 11º voo de repatriação de brasileiros em áreas de conflito no Oriente Médio, como parte da Operação Voltando em Paz, do Governo Federal.
A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) decolará da Base Aérea do Galeão (BAGL) com um carregamento de cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis fornecidos pelo Brasil para assistência humanitária. O voo direto para o Aeroporto Internacional do Cairo, capital do Egito, tem previsão de duração de 15 horas.
Mais de 100 brasileiros precisando de repatriação
O Ministério das Relações Exteriores identificou 102 brasileiros e familiares próximos interessados em repatriação a partir da Faixa de Gaza. A lista foi divulgada pelo Escritório de Representação em Ramalá e o governo brasileiro aguarda autorização dos países responsáveis pela organização da saída de estrangeiros de Gaza para iniciar o processo de repatriação.
O escritório brasileiro em Ramalá tem auxiliado no transporte de integrantes do grupo para Rafah, onde estão mais de 80 brasileiros e familiares próximos, a maioria deles em casas alugadas pelo Itamaraty para abrigá-los. Além disso, o ministério permanece em contato constante com o grupo, oferecendo gêneros de primeira necessidade, abrigo, transporte e atendimento psicológico remoto.
Repatriação do primeiro grupo
A primeira leva de brasileiros que veio de Gaza chegou ao Brasil no último dia 13 de novembro, em um voo que saiu do Cairo. O voo trouxe 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos, totalizando 32 repatriados, sendo 17 crianças, nove mulheres e seis homens.
Conflito em Gaza
O cenário de conflito na Faixa de Gaza tem origem no lançamento de mísseis pelo Hamas contra Israel, seguido de uma incursão de combatentes armados por terra. Em resposta, Israel bombardeou infraestruturas do Hamas e impôs um cerco ao território, resultando em milhares de mortos, feridos e desabrigados. A disputa territorial entre Israel e Hamas remonta a séculos de ocupação por diferentes povos na região.
*Com informações da Agência Brasil