Aeronave de resgate traz brasileiros de Israel de volta ao Brasil
No dia 11 de outubro, por volta das 4h10, o primeiro avião de resgate trazendo brasileiros de Israel pousou em Brasília. Essa ação faz parte da Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, que tem como objetivo repatriar os brasileiros que estão na região devido ao confronto entre Israel e o grupo Hamas. A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), com 211 passageiros a bordo, decolou de Tel Aviv às 14h12 do dia anterior e fez um voo direto de aproximadamente 14 horas para a capital federal.
Repatriação em andamento
Do total de passageiros, 107 desembarcaram em Brasília e os outros 104 seguiram para o Rio de Janeiro em dois aviões da FAB. Ainda estão previstos mais quatro voos até domingo (15), que trarão mais brasileiros de volta ao país. As próximas aeronaves pousarão no Rio de Janeiro, no Recife, em São Paulo e novamente no Rio de Janeiro.
Uma parceria entre a Presidência da República e a empresa aérea Azul está sendo responsável pelo custeio das passagens dos repatriados até o destino final de cada um. O Itamaraty já possui uma lista com os dados de aproximadamente 2,7 mil brasileiros interessados em deixar a região e voltar ao Brasil. Essa primeira etapa da operação priorizou o traslado de cidadãos que residem no Brasil e estavam apenas visitando o local do conflito.
Vítimas do ataque e orientações para repatriação
Infelizmente, durante o confronto, dois brasileiros morreram. Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu, ambos de 24 anos, foram vítimas do ataque do Hamas a um festival de música eletrônica próximo à Faixa de Gaza. Além disso, uma brasileira chamada Karla Stelzer, de 41 anos, está desaparecida.
Para aqueles que desejam retornar ao Brasil, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv está recebendo inscrições por meio de um formulário disponível em seu site. Os plantões consulares da embaixada em Tel Aviv e do Escritório de Representação em Ramala continuam em funcionamento para atender pessoas em situação de emergência. Além disso, o plantão consular geral do Itamaraty pode ser contatado em Brasília para auxiliar no processo de repatriação.
A FAB está mapeando aeroportos no Norte e Nordeste para realizar a operação de resgate. O Itamaraty reforça a orientação para que todos os brasileiros que estão na região e têm condições de embarcar em voos comerciais o façam a partir do Aeroporto Internacional Ben Gurion, que continua operando, mesmo com restrições.
*Com informações da Agência Brasil