Prisioneiros e reféns são liberados em mais uma rodada de troca
No último domingo (26), 14 israelenses e três estrangeiros, incluindo um russo, foram liberados em uma nova rodada de troca entre reféns e prisioneiros. Entre os libertados, estão nove menores de 18 anos, quatro mulheres e um homem. Essa troca é parte do acordo de trégua entre Israel e Palestina, intermediado pelo Egito e pelo Catar.
Acordo de trégua e libertação de prisioneiros
O acordo de trégua estabelece a libertação de 50 israelenses, incluindo mulheres e crianças, que foram tomados como reféns em 7 de outubro, em troca da soltura de 150 prisioneiros palestinos, incluindo mulheres e adolescentes. Essa é a primeira interrupção dos conflitos desde que os combatentes do Hamas invadiram o sul de Israel em outubro, matando 1.200 pessoas e fazendo cerca de 240 reféns.
Hamas busca estender a trégua
O Hamas anunciou que está buscando estender a trégua de quatro dias com Israel, desde que sejam feitos esforços sérios para aumentar o número de prisioneiros palestinos libertados. Essa ação pode garantir uma continuação da pausa nos conflitos, que já resultaram em um grande número de mortes e feridos.
Conflito em Gaza
Desde o início dos confrontos, Israel lançou bombas e projéteis sobre o território palestino e realizou uma ofensiva terrestre no norte. As autoridades de saúde palestinas reportaram que cerca de 14.800 pessoas, sendo 40% delas crianças, foram mortas até o momento. O conflito tem causado impactos devastadores para ambas as partes envolvidas.
Fonte: Agência de notícias Reuters
*Com informações da Agência Brasil