título: Libertação de prisioneiros palestinos e reféns israelenses em segunda rodada de trocas
Neste domingo (26), trinta e nove prisioneiros palestinos e treze reféns israelenses, além de quatro tailandeses, foram libertados na segunda rodada de trocas entre Israel e o Hamas, como parte de uma trégua temporária. De acordo com a agência de notícias Reuters, a libertação ocorreu como parte das negociações entre os dois lados.
Libertação de prisioneiros
Entre os prisioneiros palestinos libertados, seis são mulheres e 33 são crianças, saídos de duas prisões. Já os reféns israelenses e tailandeses foram conduzidos a Israel, onde se reunirão com suas famílias. Segundo as Forças de Defesa de Israel, os reféns libertados estão a caminho de hospitais no país para exames e reencontro com suas famílias.
Imagens de televisão mostraram os reféns no lado egípcio da fronteira de Rafah depois de deixarem Gaza. Nas redes sociais, a Federação Árabe Palestina no Brasil (Fepal) registra o reencontro de familiares palestinos após a libertação.
Conflito e trégua
No sábado (25), o acordo de troca foi suspenso temporariamente devido a um impasse sobre o fornecimento de ajuda humanitária. A situação foi resolvida com a mediação do Catar e do Egito, e a trégua foi retomada.
Uma autoridade palestina informou que o Hamas continuará com a trégua de quatro dias acordada com Israel, com a previsão de nova rodada de trocas envolvendo 50 reféns israelenses e 150 prisioneiros palestinos. Esta é a primeira pausa nos conflitos desde o início da invasão do sul de Israel pelo Hamas em outubro.
Os confrontos resultaram em muitas mortes e reféns, com o lançamento de bombas e projéteis sobre o território palestino por parte de Israel, bem como uma ofensiva terrestre no norte. Agências de saúde palestinas relataram cerca de 14.800 mortes, sendo 40% delas crianças.
Com informações da agência de notícias Reuters
*Com informações da Agência Brasil