Chuvas intensas causam morte e estragos em cidades do estado de São Paulo
Na última terça-feira (20), uma mulher foi arrastada por uma enxurrada e veio a óbito na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, junto a uma criança que ficou ferida. As chuvas de forte intensidade nas últimas 24 horas afetaram também outras cidades do estado de São Paulo, causando pontos de alagamento, abalo em estruturas de imóveis e danos à população.
Impacto em Aparecida e outras cidades
O município de Aparecida registrou 14 mortes desde o início da Operação São Paulo Sempre Alerta, em 1º de dezembro de 2023, devido às chuvas intensas e enxurradas. Quatro residências tiveram danos em suas estruturas, resultando em 12 pessoas desalojadas e 4 desabrigadas que foram encaminhadas para um albergue municipal.
Outras cidades, como São Sebastião, no litoral norte paulista, também sofreram com a chuva intensa, causando diversos pontos de alagamento. Bairros como Pontal, Juquehy, Barra do Sahy, Camburi e Centro tiveram alagamentos temporários, mas não houve vítimas nesses locais.
Medidas de apoio e previsão do tempo
O Sistema de Alarme Remoto (SISAR) foi acionado após a quantidade de chuva ultrapassar o nível de segurança estipulado, e a previsão do tempo para as próximas horas aponta para ocorrência de chuva moderada à forte. Equipes da Defesa Civil permanecem em campo prestando apoio aos munícipes afetados e fazendo a limpeza das áreas atingidas.
Acumulados de chuva
De acordo com a Defesa Civil paulista, foram registrados acumulados de chuva nas 24 horas anteriores em diferentes municípios, com destaque para Caraguatatuba, São Sebastião, Marília, Ribeirão Preto, e outros. Outras cidades, como Guaratinguetá, Santa Cruz do Rio Pardo e Ubatuba, também tiveram chuvas intensas, com pontos de alagamento, mas sem registros de mortes até o momento.
Em Ubatuba, um deslizamento de terra resultou na interdição preventiva de uma residência, e duas pessoas ficaram desalojadas. Novas vistorias estão programadas para avaliar a situação das áreas afetadas pela chuva.
*Com informações da Agência Brasil