O furacão Beryl, após devastar várias regiões do Caribe, atingiu com força a ilha de Carriacou, parte do arquipélago de Granada, deixando um rastro de destruição. Com uma população de 9.600 habitantes, Carriacou sofreu cortes de energia e graves danos a propriedades, conforme relatado por Chrispin Hosten, pastor da Igreja de Cristo na ilha.
Granada, um país insular no Mar do Caribe, inclui a ilha principal de Granada e as ilhas menores Carriacou e Petite Martinique. St. George’s, a capital, está localizada na ilha principal. O impacto do furacão Beryl em Carriacou foi catastrófico, conforme evidenciado nas imagens enviadas por Hosten ao The Christian Chronicle. “A ilha inteira está em destruição”, afirmou o pastor. “Os membros precisam de comida, água e roupas.”
O primeiro-ministro de Granada, Dickon Mitchell, descreveu a situação em uma entrevista coletiva, dizendo que “em meia hora, Carriacou foi arrasada”.
Vítimas do Furacão
Hosten relatou que o prédio da igreja, um edifício branco de dois andares, perdeu o telhado, e muitos membros da congregação também perderam os telhados de suas casas ou até mesmo suas casas inteiras. Ossafa Gordon, ministro da Igreja de Cristo de Grand Anse na ilha principal de Granada, informou que igrejas de Cristo em Granada e outras partes do Caribe estão coletando ajuda para Carriacou. Além disso, a Healing Hands International está arrecadando fundos para socorrer as vítimas do furacão, que atingiu a categoria 4 ao passar pela região.
Segundo a BBC, em todo o Caribe, pelo menos dez pessoas morreram, várias estão desaparecidas, telhados foram arrancados de prédios e milhares de casas ficaram sem energia. À medida que Beryl seguia para o oeste de Granada, atravessou a costa sul da Jamaica, onde membros da igreja, incluindo Gladwyn Kiddoe, diretora da Escola de Pregação e Estudos Bíblicos da Jamaica em Kingston, estão avaliando os danos e necessidades. A tempestade também deve afetar as Ilhas Cayman.