Na madrugada de hoje, dois terremotos consecutivos de magnitudes 7,7 e 6,4 atingiram Mianmar por volta das 7h, horário de Brasília. O epicentro foi na cidade de Sagaing, onde a antiga ponte Ava desabou. O tremor também foi sentido na Tailândia e na China, causando danos em diversos edifícios, incluindo o aeroporto de Mandalay. Entre os afetados estão cristãos perseguidos e igrejas no país, que ocupa o 13º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2025.
Diante da crise, o governo militar de Mianmar declarou estado de emergência em seis regiões: Divisão de Mandalay, de Bago, de Magway, de Sagaing, estado de Shan e a capital, Naypyitaw. As comunicações estão comprometidas, dificultando a troca de informações. Segundo Daisy Htun (pseudônimo), parceira local da Portas Abertas, duas igrejas foram atingidas, e o pastor e dois diáconos ficaram feridos. A situação na Divisão de Sagaing é particularmente preocupante, pois é uma zona de conflito.
O poder da oração
Pouco antes dos tremores, a Portas Abertas realizava um treinamento em uma das igrejas afetadas, sem registro de feridos no local. O edifício de parceiros que cuidam de crianças foi danificado, mas ninguém se feriu. No estado de Shan, controlado por grupos armados, o terremoto agravou a crise dos deslocados internos.
Daisy pede orações pela igreja em Mianmar, já fragilizada pela guerra e pela crise econômica. “Se Deus usou os corvos para alimentar Elias, Ele pode usar qualquer coisa para trazer conforto e ajuda a eles”, diz. Apesar das dificuldades, ela encontra esperança no apoio da igreja global. Parceiros locais já estão avaliando os danos para ajudar os cristãos perseguidos.
Cristãos deslocados precisam da sua oração
A oração é essencial para os cristãos deslocados em Mianmar. Mobilize sua igreja para interceder por eles no Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2025, em 15 de junho. Participe desse clamor!
Pedidos de oração
- Ore pela segurança dos cristãos perseguidos em Mianmar.
- Agradeça a Deus pelo livramento dos parceiros locais e de outras vítimas sobreviventes.
- Clame para que a igreja seja um instrumento de esperança e socorro.
- Peça a Deus pelo restabelecimento das comunicações no país.