Um monumento em homenagem a Anne Frank, uma menina judia vítima do Holocausto, foi pichado com a palavra “Gaza” em Amsterdã, na Holanda. Segundo a CNN, a pichação foi feita com tinta vermelha na base da estátua, localizada em um parque próximo à casa onde Anne e sua família moravam antes de se esconderem do regime nazista. O monumento retrata Anne Frank vestida com várias roupas e segurando duas malas pequenas, simbolizando o medo de sua família de serem capturados.
Investigação em andamento
A polícia de Amsterdã recebeu a denúncia de vandalismo recentemente e está investigando o caso. Até o momento, ninguém foi preso. Um porta-voz da polícia informou que os policiais foram até a estátua, confirmaram as pichações e iniciaram a investigação. A prefeita de Amsterdã, Femke Halsema, condenou o ato, afirmando que “nenhum palestino foi ajudado por manchar sua estátua tão preciosa” e acrescentou que “não há desculpa para isso”.
Aumento do antissemitismo
O diário de Anne Frank, que se tornou um best-seller, revelou os horrores do Holocausto ao mundo. Anne, sua família e outros judeus se esconderam por quase dois anos até serem descobertos em 1944. Anne foi morta no campo de concentração de Bergen Belsen aos 15 anos. Desde o início da guerra Israel-Hamas, o antissemitismo tem aumentado. Um relatório anual do Ministério da Diáspora, em conjunto com a Organização Sionista Mundial e a Agência Judaica, apontou um aumento de 235% nos incidentes antissemitas em todo o mundo entre 2023 e janeiro de 2024.