Mussum, O Filmis é o grande vencedor do Festival de Gramado de cinema
O filme Mussum, O Filmis foi o grande destaque do Festival de Gramado de cinema, realizado na cidade gaúcha. Dirigido por Silvio Guindane, o longa narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum. Na premiação, que ocorreu no último sábado (19), o filme recebeu seis Kikitos, sendo premiado como melhor filme, melhor ator para Ailton Graça, melhor atriz coadjuvante para Neusa Borges, melhor ator coadjuvante para Yuri Marçal, melhor trilha musical e melhor filme pelo júri popular.
O elogio de Mussunzinho ao filme
Mussunzinho, nome artístico de Antônio Carlos Santana Bernardes Gomes Júnior, filho de Mussum, elogiou a produção do filme em seu discurso. Ele destacou a forma perfeita como seu pai foi retratado e expressou o desejo de, no futuro, poder mostrar ao seu filho uma representação fiel de seu avô.
Outros filmes premiados no festival
Além de Mussum, O Filmis, outros filmes também foram reconhecidos no Festival de Gramado. Tia Virgínia, dirigido por Fábio Meira, recebeu os prêmios de melhor atriz para Vera Holtz, melhor roteiro para Fábio Meira, melhor direção de arte para Ana Mara Abreu, melhor desenho de som para Rubem Valdés, e o prêmio júri da crítica. Já o filme Mais Pesado é o Céu, dirigido por Petrus Cariry, foi premiado como melhor direção, melhor fotografia para Petrus Cariry, melhor montagem para Firmino Holanda e Petrus Cariry, e ganhou um prêmio especial do júri para Ana Luiza Rios. O documentário Anhangabaú, dirigido por Lufe Bollini, também foi premiado como melhor filme longa-metragem documental.
Homenagem a Léa Garcia
O festival também prestou uma homenagem à atriz Léa Garcia, que faleceu no último dia 15. Poucas horas antes de sua morte, Léa seria agraciada com o troféu Oscarito, um reconhecimento concedido pelo festival a grandes atores e atrizes do cinema brasileiro.
*Com informações da Agência Brasil