Após a trágica morte do casal missionário Davy e Natalie Lloyd pelas mãos de gangues no Haiti, novos líderes têm assumido o trabalho evangelístico no país. Na última semana, o conselho de transição do Haiti nomeou um novo Gabinete, embora a formação deste pouco tenha mudado as dificuldades na região, segundo Makenson Saint Fleur da organização “For Haiti With Love”.
A violência de gangues permanece intensa, com cerca de 80% da capital, Porto Príncipe, controlada por criminosos. Este ano, mais de 2.500 pessoas foram mortas ou feridas devido a essa violência, incluindo os missionários americanos.
Esperança e Novos Líderes
Apesar da crise, a chegada de pastores evangélicos para uma missão de paz traz esperança aos cristãos locais. O presidente do Quênia, William Ruto, e sua esposa, Rachel, recrutam líderes religiosos para apoiar as iniciativas sociais. Serge Musasilwa, um pastor queniano, afirmou: “Acreditamos que somos uma ferramenta que Deus usará para ajudar”.
Makenson Saint Fleur destacou a dificuldade de servir os cidadãos devido à falta de segurança, mas “For Haiti With Love” reiniciou seu programa alimentar após seis meses de interrupção, reconhecendo a catástrofe humanitária no Haiti.
Soluções Espirituais e Práticas
Rachel Ruto enfatizou a necessidade de uma “solução espiritual” para o Haiti, e Musasilwa se reuniu com funcionários do Departamento de Estado dos EUA, convencido de que os problemas do Haiti são principalmente espirituais. Com cerca de 2% dos haitianos identificando-se como adeptos do Vodu, o Evangelho se choca com as crises, inspirando os cristãos a responderem com compaixão, justiça e reconciliação.
O Haiti Tomado por Gangues
Segundo o Mission Network News e com informações do guiame, o Haiti enfrenta uma onda de violência com gangues armadas controlando grande parte da capital e dificultando o trabalho das igrejas e missões. O governo decretou estado de emergência na cidade após gangues invadirem prisões e libertarem quase 4 mil presos. Gangues ganham cerca de 25 milhões de dólares ao ano por meio de resgates de sequestros, abastecidos com armamento estilo militar.