Em sua primeira visita ao Brasil, Fikiru B (pseudônimo), um ex-perseguido por sua fé na Etiópia e atual colaborador da Missão Portas Abertas, tem compartilhado com igrejas e organizações cristãs sua história de fé, resiliência e ajuda aos cristãos perseguidos no continente africano. Em entrevista ao portal Guiame, Fikiru relatou sua jornada de conversão ao Cristianismo, a rejeição familiar e social que enfrentou em seu vilarejo e a importância do apoio da Missão Portas Abertas nos momentos mais críticos.
Apoio da Portas Abertas
Ao receber uma Bíblia pela primeira vez, Fikiru encontrou uma mensagem de esperança. “Comecei a ler o Evangelho e, junto a um grupo de amigos, compartilhamos a mensagem de Jesus, e mais pessoas passaram a nos acompanhar. Com o tempo, formamos uma igreja em nossa vila”, ele contou. No entanto, o crescimento da nova comunidade cristã incomodou os líderes religiosos locais, que passaram a incitar a comunidade contra eles. “A perseguição começou, e meu pai, ao saber de minha conversão, me expulsou de casa. Sem-abrigo e sem recursos, enfrentamos fome e isolamento, mas decidimos permanecer fiéis”, relembrou.
O apoio da Portas Abertas veio como um alívio inesperado. “Eles vieram até nós e disseram: ‘Estamos com vocês, vocês nunca estarão sozinhos’. Esse apoio nos deu forças, e eu pude ter meu primeiro treinamento bíblico”, disse ele. Anos depois, Fikiru foi convidado a integrar a equipe da organização, na qual hoje atua na área de pesquisa sobre a perseguição religiosa no Leste Africano.
Ataques em Moçambique
Ao longo de sua jornada, Fikiru também presenciou as dificuldades enfrentadas por cristãos em Moçambique, onde vilarejos são frequentemente atacados por extremistas. Ele descreveu casos de violência brutal, incluindo o ataque a um irmão cristão jogado em um poço e incendiado, mas sobreviveu com a ajuda da Portas Abertas. “O testemunho dele é de uma resiliência extraordinária”, destacou. Além disso, Fikiru contou sobre um livramento milagroso que ele e sua equipe experimentaram quando foram cercados por extremistas em uma vila moçambicana. “Estávamos em perigo iminente, mas a chegada de uma ambulância nos deu passagem para sair em segurança. Foi a mão de Deus nos protegendo”, disse ele, grato pela provisão de Deus.
Importância das Orações
Fikiru encerrou sua fala ressaltando a importância das orações e do apoio da igreja brasileira. “Cada contribuição e oração que recebemos ajuda a aliviar o sofrimento de cristãos perseguidos. Eles sentem o amor de uma família global que não os abandona”, concluiu, emocionado.