A prefeitura de Toms River, nos Estados Unidos, está tentando tomar o campus da Christ Episcopal Church, uma igreja que realiza importantes ações sociais na cidade. Com mais de 4 mil metros quadrados, o terreno é usado para ajudar moradores de rua, distribuir alimentos e apoiar grupos comunitários. No entanto, o governo municipal aprovou uma portaria que permite confiscar a propriedade caso a igreja se recuse a vendê-la.
Terreno pode virar parque
O prefeito Daniel Rodrick quer transformar o local em dois parques públicos, com quadras de pickleball, campo de futebol, playground e pista de skate. A proposta, no entanto, gerou revolta na comunidade e entre os líderes religiosos. A reverenda Lisa A. Hoffman, responsável pela igreja, classificou a atitude como “chocante e decepcionante”, pois a votação ocorreu poucas horas após a liderança religiosa ser informada da portaria.
Igreja luta por abrigo
Segundo o The Christian Post, o conflito surge enquanto a igreja tenta conseguir autorização para instalar um abrigo noturno para 17 moradores de rua. A audiência sobre a liberação está marcada para 22 de maio, e no dia 28 haverá uma reunião pública que pode definir a apreensão da propriedade. Para o advogado da igreja, Michael York, a prefeitura está agindo com má-fé. A Christ Episcopal Church tem 150 membros ativos e atua há anos no socorro a pessoas em situação de vulnerabilidade.