O reverendo Alphonsus Afina, sequestrado em junho pelo grupo extremista Boko Haram, foi liberto com vida na última terça-feira (22). A notícia foi confirmada por veículos locais e pela igreja onde Afina serviu por quase oito anos. Segundo informações, ele e outras dez mulheres foram resgatados por forças do DSS (Departamento de Serviços de Estado) e do exército nigeriano no estado de Borno.
O sequestro ocorreu quando Afina viajava para Maiduguri para participar de um workshop e acabou emboscado em um posto de controle militar. O episódio reflete a escalada de violência contra cristãos na Nigéria, que ocupa o 7º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2025, sendo um dos países mais perigosos para seguidores de Jesus.
Segundo a Portas Abertas, a comunidade cristã celebrou a libertação do líder e pediu orações por outros que ainda sofrem com ataques no país. Organizações humanitárias também reforçaram o apelo por doações para socorrer cristãos afetados pelos recentes ataques no estado de Benue, que deixaram mais de 200 mortos e milhares de desabrigados.