Um levantamento feito pela organização britânica Countryside Alliance revelou que mais de 9 mil crimes foram cometidos contra igrejas e outros locais de culto no Reino Unido entre 2022 e 2024. A pesquisa, realizada a partir de dados fornecidos por 33 forças policiais, mostrou que pelo menos oito crimes ocorreram por dia nesse período.
Entre os registros, estão 3.758 furtos e roubos de objetos, 3.237 casos de danos, vandalismo e incêndio criminoso, 1.974 ocorrências de violência e 179 furtos de chumbo e metal. As regiões com maior número de crimes foram West Yorkshire, Kent e Grande Manchester, todas na Inglaterra. Em West Yorkshire, foram relatados ainda 11 casos de estupro, perseguição, tráfico de drogas e outros crimes sexuais.
A Countryside Alliance alertou para o aumento desses ataques, especialmente em áreas rurais, destacando que igrejas têm sido vistas como alvos fáceis para criminosos. “Esses locais são centros importantes para suas comunidades e não deveriam estar expostos a tantos atos de violência e desrespeito”, afirmou Mo Metcalf-Fisher, diretor da organização.
Além disso, um levantamento mais amplo da entidade revelou que, desde 2017, foram registrados mais de 39 mil crimes contra igrejas no país. A organização agora pressiona o governo a desenvolver um plano eficaz de proteção para os locais de culto, diante da crescente ameaça.