Em Xiamen, na província de Fujian, após anos de batalhas legais exaustivas e inúmeras apelações, o governo chinês aplicou uma multa de 400.000 yuans, cerca de $55.000, ao pastor chinês Yang Xibo e sua esposa Wang Xiaofei. As autoridades entregaram a sentença durante um tradicional feriado do Festival de Meio Outono chinês e exigiram que o casal cristão a pagasse em 10 dias.
Um “Presente” de Meio Outono
O Tribunal Popular do Distrito de Siming, em Xiamen, entregou o aviso a Yang Xibo, um dos ministros da Igreja Xunsiding. A decisão ordenou que o casal pagasse a multa e, ao mesmo tempo, restringiu-os de deixar o país.
Tanto Yang quanto Wang devem pagar a multa até 9 de outubro.
Igreja Xunsiding
A Igreja Cristã Xunsiding é a maior igreja doméstica em Xiamen, com mais de cem anos de história. O departamento de Assuntos Étnicos e Religiosos mirou nesses cristãos devido à sua posição inabalável como igreja doméstica. Em 19 de maio de 2019, a Igreja Cristã Xunsiding foi banida e multada em 25.000 yuans. O governo local enviou numerosos policiais para vigiar constantemente o local da igreja.
A vigilância continuou à medida que a igreja mudava seu local de reunião. Apesar dos melhores esforços da Igreja Xunsiding, o governo conseguia localizá-los em cada novo local. As autoridades invadiriam suas reuniões, agrediriam e prenderiam os cristãos presentes, e os forçariam a enviar seus filhos para escolas públicas. No entanto, a perseguição não conseguiu desmembrar a Igreja Xunsiding.
Uso de Penalidades
Em 29 de julho de 2021, o departamento de Assuntos Étnicos e Religiosos do Distrito de Siming, em Xiamen, emitiu um Aviso de Penalidade Administrativa para Yang Xibo e sua esposa Wang Xiaofei. O aviso impôs uma multa de 200.000 yuans (cerca de $27.794) por “organizar uma reunião ilegal”. Não conformados, Yang Xibo e Wang Xiaofei entraram com um pedido de reconsideração administrativa.
Em novembro, o governo decidiu não revogar a multa.
Reconsiderações
Yang Xibo entrou com outra ação administrativa no Tribunal Popular do Distrito de Jimei, em Xiamen, no final de 2021. Em 24 de novembro de 2022, o tribunal superior apoiou a penalidade inicial. O casal continuou a apelar para o Tribunal Popular Intermediário de Xiamen. Eles obtiveram o mesmo resultado mais uma vez.
Multas Aumentadas
Finalmente, em 12 de abril de 2023, o Tribunal Popular Intermediário de Xiamen emitiu um Julgamento Administrativo. Não apenas instaram Yang e Wang a pagar a multa o mais rápido possível, mas também impuseram uma multa adicional de 200.000 yuans, totalizando o custo em 400.000 yuans.
Resposta do Casal
Quando Yang Xibo e Wang Xiaofei receberam o aviso mais recente em 29 de setembro, eles disseram que era um presente de Deus. Wang citou o Salmo 2:1-2 como resposta:
Por que as nações se enfurecem tanto?
Por que perdem seu tempo com planos inúteis?
Os reis da terra se preparam para a batalha; os governantes conspiram juntos, contra o Senhor e contra seu ungido.
Salmos 2:1,2
Com informações da China Aid