A vaga lei que pune a “perturbação da ordem social em nome da religião” foi aplicada contra o Pastor Park Kwang-Zhe da Igreja Cristã Nova Vida.
Nos dias de hoje, o Partido Comunista Chinês não precisa de qualquer motivo específico para deter pastores de igrejas domésticas cristãs.
Conforme o documento reproduzido pela Bitter Winter, enviado pelos colaboradores da igreja a vários meios de comunicação de direitos humanos, o Pastor Park Kwang-Zhe da Igreja Cristã Nova Vida foi detido na cidade de Shibu, distrito de Xixiangtang, Nanning, província de Guangxi, em 8 de agosto de 2023.
A disposição aplicada foi o Artigo 27(2) da Lei de Segurança Pública, que pune aqueles que “perturbam a ordem social… em nome de qualquer religião.” Isso não deve ser confundido com o Artigo 27(1) da mesma lei, que pune as atividades dos grupos religiosos proibidos como xie jiao (“ensinamentos heterodoxos”, às vezes traduzidos como “cultos”).
Membros de igrejas domésticas há muito tempo reclamam que “perturbar a ordem social” pode significar qualquer coisa, o que permite à polícia deter seus pastores e fiéis sem motivo algum. Alguns policiais explicaram a eles que simplesmente estar ativo em uma forma “ilegal” de religião, incluindo uma igreja doméstica cristã que não faz parte da Igreja controlada pelo governo, já “perturba a ordem social”.
O Pastor Park deverá estar detido administrativamente até 23 de agosto. No entanto, isso não tranquiliza os membros da Igreja Cristã Nova Vida. Houve casos recentes em que pastores de igrejas domésticas, ao final dos 15 dias de detenção administrativa, foram obrigados a pagar uma multa elevada. Se não pagarem, são detidos por mais 15 dias; e assim por diante. Isso aconteceu no último dia 10 de agosto com o Pastor An Yankui e o colaborador Zhang Chenghao, da Igreja Reformada Cidade de Deus, em Taiyuan. Eles já haviam sido presos em 2022, depois libertados e detidos novamente.
E, é claro, uma “investigação adicional” pode sempre levar a uma prisão formal e a um julgamento. Parece que as instruções para reprimir as igrejas domésticas até que sejam persuadidas a se juntar ao grupo de igrejas controladas pelo governo ou proibidas na regra conhecida como “xie jiao” são seguidas “religiosamente” em todas as províncias.
Fonte: Bitter Winter