A perseguição aos cristãos no Irã é uma dura realidade. O país ocupa a 9ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2025, da Missão Portas Abertas. Mesmo assim, muitos iranianos têm conhecido Jesus por meio da coragem de cristãos locais que compartilham o Evangelho, enfrentando riscos intensos.
Um desses exemplos é Adel Khosravi. Missionário iraniano, Adel vive hoje no Brasil e foi recentemente consagrado como o primeiro pastor Batista refugiado do país, segundo a Junta de Missões Mundiais (JMM). Com mais de 12 anos de ministério entre os persas, ele já plantou igrejas, discipulou líderes e segue servindo a Deus com fervor.
Durante sua jornada, Adel fundou três igrejas na Turquia e hoje lidera sete grupos de discipulado no Irã, por meio de missões digitais. Desde novembro de 2024, ele integra a equipe da JMM, com atuação especial entre a Diáspora Persa em São Paulo.
Agora, como membro da Primeira Igreja Batista de Alcântara–RJ e com apoio da Primeira Igreja Batista de São Paulo, o pastor Adel lidera o plantio da primeira igreja de língua persa do Brasil, a Iranian Church, localizada no centro da capital paulista.
“Esse é um testemunho de fé que alcança o Brasil e o mundo”, declarou a JMM. A missão também celebrou o impacto do ministério de Adel: “Glória a Deus pelo seu comprometimento com missões. Muitas pessoas e famílias têm sido transformadas pelo amor do Pai”.