Entrega de medicamentos controlados em casa agora é definitiva, segundo Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que a entrega de medicamentos controlados na casa dos pacientes agora é uma prática definitiva. Essa medida foi autorizada de forma temporária durante a pandemia, mas agora foi oficialmente incorporada às regras da agência.
Porém, uma alteração foi feita em relação à quantidade máxima de medicamentos permitida por receita para a entrega remota. Durante a pandemia, essa quantidade tinha sido ampliada, mas, infelizmente, essa permissão perdeu a validade na semana passada.
Mudanças na quantidade permitida
Antes, durante a pandemia, era permitida a entrega de 18 ampolas de medicamentos com controle especial ou a quantidade necessária para seis meses de tratamento. Agora, os pacientes podem receber apenas cinco ampolas ou quantidade suficiente para 60 dias de tratamento.
Para saber a quantidade permitida para outros tipos de medicamentos controlados, acesse o site da Anvisa.
Regras para a entrega em domicílio
Para realizar a entrega de medicamentos controlados em domicílio, as farmácias e drogarias devem seguir algumas regras estabelecidas pela Anvisa. São elas:
- O estabelecimento deve buscar a receita médica ou recebê-la em formato eletrônico antes de realizar a entrega;
- Todas as informações presentes na receita devem ser conferidas, como tipo, quantidade e validade. O farmacêutico deve orientar o paciente sobre os cuidados necessários;
- O estabelecimento deve reter a via original da prescrição médica;
- As farmácias e drogarias devem manter em seus sistemas os dados dos pacientes, possibilitando acompanhamento e fiscalização das autoridades sanitárias;
- No momento da entrega do medicamento, devem ser colhidas as assinaturas necessárias;
- Estabelecimentos privados, públicos e programas governamentais estão autorizados a realizar a entrega remota de medicamentos controlados.
Essas medidas visam garantir a segurança e qualidade dos medicamentos controlados e também facilitar o acesso dos pacientes a esses produtos tão necessários para o tratamento de diversas doenças. Agora, com a entrega em domicílio permanente, os pacientes terão ainda mais praticidade e comodidade para receber seus medicamentos de forma segura e eficiente.
*Com informações da Agência Brasil