Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos e condições de uso.
Aceitar
NT GospelNT GospelNT Gospel
  • Gospel
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
    • Testemunhos
  • Notícias
    Notícias
    Acompanhamos as principais notícias que envolvem a política, economia, saúde, polêmicas e muitos outros assuntos dentro do ambiente cristão.
    Veja mais
    Top Notícias
    Foto: Reprodução/Facebook Israel Antiques Authority
    Moeda antiga da época bíblica foi encontrada em Israel; Veja
    6 de março de 2024
    Fundada em 1924 por Gunnar Vingren, a Assembleia de Deus no Rio de Janeiro comemora 100 anos com uma grande festa no Rio e Niterói. Foto: Divulgação.
    Assembleia de Deus no Rio de Janeiro comemora centenário com vários eventos
    21 de junho de 2024
    Proibição de pastoras na convenção batista do Sul
    8 Denominações Cristãs que Mantêm Restrições a Mulheres Pastoras
    15 de agosto de 2023
    Últimas Notícias
    Escola cristã no Paquistão conquista certificação oficial do governo
    12 de setembro de 2025
    Missão usa LEGO em evangelismo para retratar clássicas histórias bíblicas
    12 de setembro de 2025
    Após ser condenado a prisão perpétua, homem é batizado nos EUA
    12 de setembro de 2025
    Violência sexual e casamentos forçados a cristãos aumenta disparadamente
    12 de setembro de 2025
  • Música
    MúsicaVeja mais
    Gabriel Guedes, com mais de 4 milhões de ouvintes, lança o EP "O Amor Que Encontrei", explorando estilos como R&B, afrobeat e reggaeton. Foto: Divulgação.
    Gabriel Guedes lança seu novo EP, com clipe gravado no Estádio do MorumBis
    11 de setembro de 2025
    Fred Arrais lança "Live in SP", seu novo álbum com sete faixas autorais, que contam sobre cada momento diferente na sua vida. Foto: Divulgação.
    Fred Arrais lança o álbum com Julliany Souza, Léo Brandão, entre outros
    11 de setembro de 2025
    Rachel Novaes lança "Uma Voz, Uma Lembrança e Uma Canção", um álbum com sete faixas que marcaram sua história. Foto: Divulgação.
    Rachel Novaes apresenta álbum com músicas que marcaram sua vida
    11 de setembro de 2025
    Cassiane lançou seu novo single, "Abram-se os Portões", uma canção poderosa que exalta a vinda do Rei da Glória. Foto: Divulgação.
    Cassiane lança single sobre a vinda de Deus, chamado ”Abrem-se os Portões”
    10 de setembro de 2025
    Eyshila lançou o single "Eu Me Arrependo + Deixar a Lágrima Rolar", com Bruna Karla, que inicia seu novo EP de 30 anos de carreira. Foto: Divulgação,
    Eyshila lança ”Eu Me Arrependo + Deixar a Lágrima Rolar” com Bruna Karla
    10 de setembro de 2025
  • PodcastsNovo
  • Livros
    • Audiobooks
    • Ebooks
    • Ebooks Grátis
Leitura: Alimentos disponíveis na mesa não refletem biodiversidade, afirma pesquisa
Compartilhar
Entrar
Notificação Veja mais
Redimensionador de fonteAa
NT GospelNT Gospel
Redimensionador de fonteAa
  • Podcast
  • Notícias
  • Música Gospel
  • Devocional Diário
  • Mensagem de Reflexão
  • Pontos Turísticos
  • Audiobooks
Pesquisa
  • Pagina Principal
  • Categorias
    • Podcast
    • Notícias
    • Música Gospel
    • Audiobooks
    • Pontos Turísticos
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
    • Ebooks Grátis
  • Salvos
Você já tem uma conta? Entrar
Nos Siga nas Redes Sociais
  • Anuncie
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
© 2023 D E DA SILVA CLIC RADIO ME.
NT Gospel > Notícias > Saúde > Alimentos disponíveis na mesa não refletem biodiversidade, afirma pesquisa
Saúde

Alimentos disponíveis na mesa não refletem biodiversidade, afirma pesquisa

Redação
Última atualização: 21 de julho de 2023 07:58
Redação
Compartilhar
6 min de leitura
Compartilhar


- Receba no seu ZAP -
  • Confira na palma da mão informações quentes sobre música, testemunhos, devocionais, reflexões e muito mais: Entre no grupo da NT Gospel no WhatsApp!
  • O Brasil tem 20% da biodiversidade do mundo. No entanto, isso não se reflete nos alimentos que estão na mesa da população. De acordo com estudo do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, da Universidade de São Paulo (USP), a quantidade de alimentos com origem na biodiversidade local adquirida pelos brasileiros foi considerada baixa. 

    A valorização e a expansão da monocultura em detrimento de pequenos agricultores é um dos elementos que explicam esse resultado. O artigo que traz os resultados aponta que eles “são insatisfatórios e abaixo do que se espera de um território biodiverso e de um sistema alimentar que é destaque mundial. É necessário um maior comprometimento para a promoção de ações que fortaleçam o consumo desses alimentos entre brasileiros”. 

    “O estudo tem como objetivo descrever a disponibilidade de alimentos nativos de cada estado do Brasil [para a população]. Consideramos frutas, legumes e verduras da biodiversidade. E o que a gente observou é que a disponibilidade desses alimentos é bem baixa”, disse Anderson Lucas, um dos autores do artigo. 

    Baixo consumo

    Para ele, o consumo de frutas, legumes e verduras no Brasil já é baixo, mas, observando pela alimentação com itens da biodiversidade local, identificou-se uma quantidade menor ainda. “Isso se dá principalmente pela mudança do sistema alimentar global que favorece o cultivo de commodities, como milho e soja, que são base de alimentos ultraprocessados,” salientou. 

    Lucas afirmou que sempre houve uma baixa aquisição de alimentos nativos no Brasil, mas, com a expansão da monocultura nos últimos anos, essa disponibilidade de alimentos da biodiversidade está caindo ainda mais. 

    A disponibilidade total (gramas/per capita/dia) de alimentos correspondeu a uma média de 1.092 gramas. A média da disponibilidade de frutas, legumes e verduras no país é de 108,67g/per capita/dia, sendo que apenas 7,09g corresponde à parcela de alimentos de origem da biodiversidade local. 

    Como biodiversidade local, os pesquisadores consideraram alimentos nativos do estado em que vive aquela pessoa. Os dados se referem a 38 alimentos nativos. Foi utilizada uma amostra com dados de aquisição de alimentos de 57.920 domicílios, coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017 a 2018. 

    Separadamente, o grupo das frutas corresponde a 56,7gramas/per capita/dia, sendo que apenas 5,89g é a parcela de itens da biodiversidade local. No caso das verduras e legumes, são 51,97gramas/per capita/dia, sendo que 1,20g são alimentos nativos. 

    Por biomas, a caatinga apresentou a maior disponibilidade de frutas nativas na aquisição pela população (4,20g/per capita/dia), enquanto para legumes e verduras, a Amazônia se destacou (1,52g/per capita/dia). 

    “Isso faz mal não só para a saúde do planeta como também da população, através de impactos ambientais, além de não valorizar a agricultura sustentável, só valorizar agricultura por meio monótono, que é utilizando muitos agrotóxicos e venenos. E também como isso prejudica as culturas tradicionais no Brasil, porque esse tipo de alimento que estamos destacando faz parte de algumas comunidades de povos indígenas, além de agregarem também para agricultura familiar”, explicou. 

    O pesquisador sustentou que, sobre o consumo de frutas, legumes e verduras, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda  quatrocentas gramas diárias desses alimentos em cinco ou mais dias da semana. 

    Soluções 

    Para o pesquisador, o primeiro ponto para uma mudança nessa realidade seria considerar a sazonalidade dos alimentos, valorizando aqueles cultivados em ambientes naturais e não em ambientes controlados, com uso de agrotóxico e fertilizantes, que, artificialmente, levam ao maior rendimento daquela cultura. Ele acrescentou que é preciso repassar tais alimentos com preço justo para a população. 

    “Para isso, a gente tem que incentivar o cultivo desses alimentos, então é preciso criar feiras, espaço de troca de conhecimentos e dar apoio técnico aos agricultores e às comunidades que plantam e colhem alimentos da biodiversidade. A gente observou que alguns alimentos precisam de um trabalho muito manual para extração, por exemplo, o coco babaçu, que necessita ser quebrado para tirar a castanha que tem dentro dele para fazer leite da castanha de babaçu, além de farinhas e outras coisas”, disse. 

    Em relação a introduzir os alimentos nativos na dieta da população, ele citou a possibilidade de inclusão na alimentação escolar, principalmente por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que adquire alimentos da agricultura familiar. 

    “Colocar esses alimentos na alimentação escolar e [introduzir] o debate sobre alimentação nas escolas para ensinar as crianças desde cedo a escolher e consumir os alimentos nativos, além de identificar quais alimentos são nativos de cada região e começar um questionamento sobre a origem dos alimentos”, sugeriu. 

    Origem esquecida

    Ele acrescentou que, por conta dos alimentos ultraprocessados, as pessoas acabam esquecendo a origem dos alimentos e que muitos não conhecem como é o alimento in natura, só sabem como é o pacote após ser processado. Nas cidades, há ainda maior distanciamento entre produção e população. 

    “[É preciso] reaproximar a população através da produção dos alimentos, então a gente observa que a população agora vive em grande maioria na área urbana, então incentivar por meio de hortas comunitárias seria um bom exemplo para aumentar a disponibilidade desses alimentos nas áreas urbanas”, finalizou.



    Fonte: Agência Brasil

    Índice:
    • Baixo consumo
    • Soluções 
    • Origem esquecida
    Aumento de casos graves de dengue atinge principalmente idosos
    21,4% das mulheres realizam o rastreamento para o câncer de colo de útero fora da faixa etária recomendada
    Brasil tem mais de mil mortes por dengue em investigação
    Farmácias autorizadas já podem realizar testes clínicos
    Prática de atividades físicas recebe investimento de mais de R$ 40 milhões na área da saúde

    Inscreva-se para receber as novidades

    Inscreva-se para receber nossas novidades em primeira mão!

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você poderá cancelar sua inscrição a qualquer momento.
    Compartilhe este artigo
    Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram E-mail Copiar link Imprimir
    Compartilhar
    O que você acha?
    Amei0
    Alegre0
    Engraçado0
    Surpreso0
    Triste0
    Indignado0
    PorRedação
    Seguir:
    Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
    Artigo anterior CMN facilita o acesso de agricultores familiares a fundo de reforma agrária
    Artigo seguinte Produção de grãos atingirá 390 milhões de toneladas em uma década.
    Nenhum comentário

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Anúncio

    Fique conectado com a gente!

    FacebookCurtir
    XSeguir
    PinterestPin
    InstagramSeguir
    YoutubeInscreva

    Últimas Notícias

    Escola cristã no Paquistão obtém certificação do governo, rompendo barreiras e oferecendo educação segura para crianças e jovens. Foto: Arquivo pessoal.
    Escola cristã no Paquistão conquista certificação oficial do governo
    Educação Fé Internacional
    12 de setembro de 2025
    O ministério Go Chatter Studios usa LEGO em evangelismo, criando animações em stop-motion de histórias bíblicas para crianças e jovens. Foto: Go Chatter Studios
    Missão usa LEGO em evangelismo para retratar clássicas histórias bíblicas
    Entretenimento Fé
    12 de setembro de 2025
    Um homem condenado à prisão perpétua foi batizado de uma maneira tocante durante um culto em uma prisão nos Estados Unidos. Foto: Reprodução/Instagram/God Behind Bars
    Após ser condenado a prisão perpétua, homem é batizado nos EUA
    Fé Internacional
    12 de setembro de 2025
    Relatório da Portas Abertas revela aumento de violência sexual e casamentos forçados contra cristãos, com foco em mulheres e meninas. Foto: Portas Abertas.
    Violência sexual e casamentos forçados a cristãos aumenta disparadamente
    Perseguição Religiosa
    12 de setembro de 2025
    //

    com mais de 20 anos de experiência, estamos aqui para trazer informação, estudos e entretenimento musical ao povo de Deus.

    Conteúdos

    • Notícias
    • Música Gospel
    • Testemunhos
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
    • Livros
    • Vida e Estilo

    Outros Links

    • Cadastro
    • Acesso de membro
    • Perfil
    • Redefinir senha
    • Anuncie Aqui
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade

    Assine a nossa newsletter

    Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    NT GospelNT Gospel
    Nos Siga nas Redes Sociais
    © 2023 NT Gospel. D E DA SILVA CLICRÁDIO. Todos os Direitos Reservados. Site criado por Diego Elias
    • Anuncie
    • Termos e condições
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies (BR)
    Junte-se a nós!
    Assine nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts etc.

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
    adbanner
    Bem Vindo de Volta!

    Entre com sua conta

    Usuário ou Endereço de E-mail
    Senha

    Esqueceu a senha?

    Não é membro? Inscrição