Cancelamento de Registros de Produtos para Cabelo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou os registros de 1.266 pomadas sem enxágue, ceras e sprays para modelar, trançar ou fixar os cabelos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e segue determinações estabelecidas pela Anvisa. Estes produtos não atendiam às novas regras para pomadas instituídas em setembro deste ano.
Nova Regulação para Pomadas
A decisão da Anvisa em cancelar os registros destes produtos se deu após estabelecer novas regras para pomadas em setembro de 2023. Agora, é considerado descumprimento da norma ter o nome “pomada” no rótulo do produto ou ter na fórmula química a concentração igual ou superior a 20% de álcoois etoxilados.
Apesar das ocorrências recentes de irritação ocular relacionadas a produtos para trançar/modelar os cabelos, a Anvisa esclareceu que os cancelamentos já estavam planejados e não estão diretamente relacionados a esses eventos.
Produtos Cancelados
A resolução da Anvisa entra em vigor imediatamente e esses produtos não podem mais ser comercializados, expostos ao consumo ou usados. Os lotes cancelados devem ser inutilizados, não havendo recolhimento das embalagens.
Recomendações de Segurança
A Anvisa orienta os consumidores a não usar produtos não autorizados, evitar o uso excessivo dos produtos, lavar as mãos após a aplicação do produto e realizar um teste de alergia antes de usar o produto. Em caso de contato com os olhos, é recomendado lavar com água corrente por pelo menos 15 minutos e procurar assistência médica se necessário.
Canais de Notificação
Para o monitoramento da qualidade dos produtos, a Anvisa disponibiliza canais de notificação para que a sociedade possa relatar reações indesejáveis relacionadas ao uso desses produtos. Os canais são destinados a consumidores, profissionais de salões de beleza, comércio e profissionais de saúde.
*Com informações da Agência Brasil