Agência Nacional de Vigilância Sanitária cria Câmara Técnica de Registro de Medicamentos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de lançar a Câmara Técnica de Registro de Medicamentos (Cateme). Essa iniciativa tem como objetivo principal emitir recomendações embasadas em estudos técnicos sobre o registro de remédios e produtos biológicos. A expectativa é que a Cateme sirva como fonte de orientação técnica e baseada em evidências científicas, auxiliando assim nos processos de registro e de pesquisas clínicas.
O papel da Cateme
Através de grupos de trabalho, a câmara técnica se dedicará a desenvolver discussões específicas relacionadas ao registro de medicamentos e produtos biológicos. Além disso, esses grupos poderão convidar especialistas e profissionais da área para contribuir com as discussões.
Participação social
A criação da Cateme é uma forma de ampliar a participação social nas decisões da Anvisa. Dessa forma, permitirá uma discussão mais qualificada entre a agência e os diversos segmentos da sociedade civil interessados no acesso da população à medicação e aos produtos biológicos. A Anvisa destaca a importância dessa ampliação da participação social para garantir um processo decisório mais transparente e democrático.
Composição da câmara técnica
A Cateme será composta por dez membros, entre representantes de consumidores e especialistas de universidades, institutos de pesquisa e hospitais públicos e privados. Esses membros possuem mandato de três anos e devem ter habilidades técnicas e competências relacionadas ao processo de regularização de medicamentos e produtos biológicos.
*Com informações da Agência Brasil