Preocupante: Número de crianças vacinadas contra a covid-19 é baixo
O boletim Observa Infância, divulgado pelo Instituto Fiocruz e pelo Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), revelou uma redução no número de crianças com até 5 anos que receberam pelo menos duas doses da vacina contra a covid-19. De acordo com os dados do Ministério da Saúde utilizados na pesquisa, apenas 11,4% das crianças nessa faixa etária foram imunizadas completamente.
Fatores contribuem para baixa cobertura vacinal
O coordenador do Observatório, Cristiano Boccolini, expressou sua preocupação com os números, destacando a cobertura vacinal de apenas 2,9% entre os bebês de 6 meses a 2 anos. Boccolini aponta diversos fatores que contribuíram para a baixa taxa de vacinação, como a demora na aquisição das vacinas, a disseminação de informações falsas afirmando que as crianças não sofrem com a forma grave da covid-19 ou que a vacina não é segura e eficaz.
Dados alarmantes sobre a covid-19 em crianças
De acordo com os dados epidemiológicos mais recentes, o Brasil registrou 80 mortes de crianças de até 4 anos entre 1º de janeiro e 11 de julho de 2023. Dessas mortes, 23 ocorreram em crianças entre 1 e 4 anos, representando uma média de aproximadamente 1 óbito por semana nessa faixa etária. No mesmo período, ocorreram 2.764 hospitalizações de crianças devido à doença, sendo 994 delas envolvendo crianças de 1 a 4 anos. “Isso representa uma média semanal de 38 hospitalizações para essa faixa etária”, informaram os pesquisadores.
Soluções propostas para aumentar a vacinação
Patrícia Boccolini, pesquisadora do Unifase, destaca que as vacinas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país para toda a população e sugere a utilização dos momentos de vacinação regular para também administrar a vacina contra a covid-19 nas crianças. Além disso, ela propõe a ampliação dos horários das unidades de saúde e a instalação de pontos de vacinação móveis em locais como metrôs e shopping centers.
Campanhas e informação qualificada
Como forma de aumentar a vacinação nessa faixa etária, os coordenadores do Observa Infância defendem a realização de campanhas direcionadas para crianças de até 5 anos. O objetivo é ampliar o acesso a informações qualificadas e facilitar a compreensão dos dados obtidos nos sistemas de informação nacionais.
*Com informações da Agência Brasil