Aumento de casos de covid-19 é registrado nos estados do Nordeste
Os estados do Nordeste do Brasil registraram um aumento de casos de covid-19 durante a Semana Epidemiológica 49, de acordo com os dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, e Pernambuco são os estados que apresentaram sinais iniciais de aumento recente de casos, especialmente em pessoas de idade avançada.
Realidade das capitais
Dez capitais apresentaram sinal de aumento nos casos: Aracaju, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Rio de Janeiro, Salvador, Teresina, e Vitória. Em algumas cidades, como Fortaleza, João Pessoa e Salvador, o aumento está concentrado na população idosa, enquanto em outras, como Aracaju e Maceió, o sinal atual pode indicar o início de um novo ciclo.
Mortalidade
A incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 continuou a afetar principalmente crianças pequenas e pessoas idosas. A mortalidade de SRAG também permaneceu mais elevada entre os idosos, com predomínio de covid-19. A Fiocruz enfatizou a importância da vacinação nesses grupos de risco para garantir a proteção mais elevada possível.
Resultados positivos e óbitos
O Sars-CoV-2/covid-19 teve a maior prevalência entre os casos de resultado positivo para vírus respiratórios, seguido pelo vírus sincicial respiratório, influenza A e influenza B. A maioria dos óbitos ocorreu em pacientes com resultado positivo para algum vírus respiratório, sendo a maioria configurada como covid-19.
Com uma vigilância constante e medidas preventivas, espera-se conter a propagação do vírus e proteger as populações mais vulneráveis.
*Com informações da Agência Brasil