Aumento das internações por dengue em hospitais privados de São Paulo preocupa
Um estudo recente realizado pelo SindHosp revelou que 80% dos hospitais privados do estado de São Paulo registraram um aumento nas internações por dengue. Essa preocupante estatística coloca em alerta tanto as autoridades de saúde quanto a população em geral.
Números alarmantes
A pesquisa ouviu 91 hospitais privados paulistas e constatou que a faixa etária mais afetada pelas internações por dengue está entre 30 e 50 anos. No pronto-atendimento, 89% dos serviços de saúde particulares do estado tiveram um aumento nos casos suspeitos da doença. Metade dos hospitais registrou um crescimento entre 11% e 20% nas internações em leitos clínicos.
Apesar desses números alarmantes, a maioria das unidades não teve aumento nas internações em UTIs. No entanto, a situação ainda é preocupante, e as autoridades sanitárias precisam intensificar as ações de orientação à população para controlar a proliferação do mosquito transmissor.
Situação atual da dengue em São Paulo
O governo de São Paulo lançou o Painel de Monitoramento da Dengue, mostrando que o estado já confirmou 42.134 casos da doença neste ano, com nove óbitos e 15 em investigação. A atenção se volta especialmente para a cidade de Taubaté, onde cinco mortes foram registradas. As outras ocorrências fatais foram em Barretos, Bauru, São Paulo e Mogi das Cruzes. A dengue é uma doença grave e precisa ser combatida com urgência.
Medidas preventivas
Uma das formas mais eficazes de prevenir a dengue é combater o mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Isso pode ser feito eliminando água parada e objetos que acumulem água, como pratos de plantas e pneus usados. Além disso, repelentes de insetos são fundamentais para se proteger contra picadas do mosquito.
Busca por repelentes
Devido ao aumento dos casos de dengue, a procura por repelentes de insetos cresceu significativamente nos últimos meses. Uma rede de farmácias relatou um aumento de 450% na busca por repelentes entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, com uma alta de 120% somente na última semana. Isso reflete a preocupação da população em se proteger contra o mosquito transmissor da dengue.
Impacto da pandemia de Covid-19
Além da dengue, os hospitais privados de São Paulo também enfrentam um aumento nos atendimentos relacionados à Covid-19. 60% dos serviços de saúde confirmaram um aumento de até 5% nos atendimentos de pronto-socorro para casos da doença. Todos os hospitais registraram um aumento de até 5% nas internações em leitos clínicos, mas, felizmente, os casos têm sido menos graves, sem um aumento significativo nas internações em UTIs.
A situação é preocupante e exige atenção imediata por parte das autoridades de saúde e da população. A prevenção e o combate efetivo à dengue são fundamentais para evitar uma crise ainda maior.
* Colaborou Flávia Albuquerque
*Com informações da Agência Brasil