Fiocruz Recebe Investimento do BNDES Para Desenvolvimento de Vacina Inovadora Contra Covid-19
A Fiocruz receberá um investimento de R$ 30 milhões não reembolsáveis do BNDES para o desenvolvimento de uma vacina inovadora contra a covid-19, que utiliza tecnologia de RNA mensageiro (RNAm). Além disso, a fundação captou R$ 21 milhões de parceiros privados para o projeto. A nova vacina é desenvolvida pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), que presta serviços de apoio logístico, administrativo e gestão financeira aos projetos da Fiocruz.
Recursos e Prazos
Os recursos do BNDES correspondem às etapas de conclusão do desenvolvimento experimental do imunizante, à produção de lotes piloto para ensaios clínicos e à realização dos estudos clínicos de Fase 1. A expectativa da Fiocruz é de que a vacina esteja disponível no Sistema Único de Saúde daqui a 3 anos, uma vez que esta primeira etapa busca demonstrar a segurança do uso do imunizante em humanos.
Tecnologia de RNAm
A tecnologia de RNAm é considerada uma revolução na medicina. Diferentemente das vacinas tradicionais, as vacinas de RNAm fornecem uma ‘instrução’ genética para o sistema imunológico produzir anticorpos. Além disso, a vacina de RNAm ensina o corpo humano a combater o coronavírus, sem causar a doença, simulando o processo de exposição ao vírus. A validação preliminar da tecnologia mostra-se promissora, abrindo caminho para fornecer ao Sistema Único de Saúde (SUS) uma vacina de menor custo.
Produção e Impacto
A expectativa é de que a vacina a ser produzida no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos BioManguinhos/Fiocruz transforme a fundação no principal centro para o desenvolvimento e produção de vacinas de RNAm na América Latina. Além disso, o acordo da Fiocruz com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para transferir a tecnologia para produção da vacina contra a covid-19 para países da América Latina e Caribe mostra o impacto regional e global dessa inovação.
*Com informações da Agência Brasil