Dengue no Brasil: Mais de 500 mil casos em 2024
No Brasil, os casos prováveis de dengue já somam mais de 500 mil desde o início de 2024, com 75 óbitos confirmados e 340 mortes em investigação. Esses números alarmantes colocam o país em alerta para a necessidade de combate e prevenção da doença.
O coeficiente de incidência da dengue no Brasil é de 252,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, de acordo com o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde. Essa é uma situação preocupante e que demanda ações efetivas para conter a propagação do vírus.
Entre os casos prováveis, 54,9% são em mulheres e 45,1% em homens. As faixas etárias mais afetadas são de 30 a 39 anos, seguida pelos grupos de 40 a 49 anos e 50 a 59 anos. Além disso, alguns estados se destacam no panorama da dengue no país.
Situação nos Estados
No ranking dos estados, Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis, com 171.769 registros. Em seguida, aparecem São Paulo, Distrito Federal e Paraná. Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal lidera, seguido por Minas Gerais, Acre e Paraná.
Vacinação contra a Dengue
Em relação à vacinação, apenas o Distrito Federal iniciou a imunização de crianças e adolescentes com idade entre 10 e 11 anos. A campanha já alcançou um grande número de doses aplicadas, sendo um passo importante na prevenção da doença.
Goiás também está se preparando para iniciar a vacinação nessa faixa etária, com a distribuição das doses pelo Ministério da Saúde. Essas iniciativas ressaltam a importância da imunização como medida de prevenção da dengue.
A melhor forma de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. É fundamental eliminar os criadouros e adotar medidas de controle para reduzir a incidência da doença.
Com a conscientização da população e a atuação efetiva das autoridades de saúde, é possível combater a dengue e reduzir o impacto dessa doença no Brasil.
*Com informações da Agência Brasil