Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023
No ano de 2023, o Brasil atingiu um recorde preocupante de mortes por dengue. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online), o país registrou 1.079 mortes causadas pela doença até esta quarta-feira (27).
Maior número de óbitos da história
De acordo com a série histórica divulgada pela pasta, com base no Sinan, o maior número de óbitos em um ano completo havia sido em 2022, com 1.053 registros, seguido pelo ano de 2015, que teve 986 mortes.
Medidas para enfrentamento da dengue
Diante desse recorde, o Ministério da Saúde informou que cerca de 11,7 mil profissionais de saúde foram capacitados em 2023 para manejo clínico, vigilância e controle de arboviroses, infecções causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. O investimento de R$ 256 milhões no fortalecimento da vigilância das arboviroses foi ressaltado como parte das ações de enfrentamento da doença.
Incorporação da vacina no SUS
Como medida preventiva, a vacina contra dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) no último dia 21. No entanto, a vacinação será focada em públicos e regiões prioritárias, devido à capacidade restrita de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante, Takeda. Estratégias de utilização das doses disponíveis estão previstas para as primeiras semanas de janeiro.
Diante disso, é importante que a população esteja atenta aos sintomas da dengue e busque o serviço de saúde mais próximo ao apresentar os primeiros sinais da doença, a fim de evitar o agravamento dos casos. A prevenção e o cuidado individual e coletivo são fundamentais para reduzir a transmissão da dengue e outras arboviroses.
*Com informações da Agência Brasil