A importância do Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio
O mês de setembro é marcado pela campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio, conhecida como Setembro Amarelo. Essa iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e promover ações relacionadas ao tema. Em 2021, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil suicídios são registrados todos os anos ao redor do mundo. Além disso, a entidade alerta para os casos subnotificados, que podem ultrapassar 1 milhão anualmente.
No Brasil, estima-se que ocorram cerca de 14 mil suicídios por ano, o que representa uma média de 38 casos diários. Entre 2010 e 2019, o país registrou aproximadamente 112,2 mil mortes por suicídio.
Procure ajuda
Para aqueles que desejam ou necessitam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio através do telefone 188. Além disso, também estão disponíveis opções de atendimento via chat e e-mail. Esses canais são fundamentais para aqueles que estão passando por momentos difíceis e precisam de apoio.
A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo principal a prevenção ao suicídio, através de ações de conscientização e apoio. É importante que toda a sociedade se engaje nesse tema e esteja disposta a ouvir, compreender e ajudar aqueles que estão enfrentando dificuldades emocionais. A vida é valiosa e merece ser preservada, portanto, sempre que precisar, não hesite em pedir ajuda.
*Com informações da Agência Brasil