Ministério da Saúde lança campanha de multivacinação no Rio de Janeiro
O Ministério da Saúde iniciou hoje a campanha de multivacinação no Rio de Janeiro. A ação tem como objetivo atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade e aumentar a cobertura vacinal no país. O lançamento aconteceu no Palácio da Guanabara, sede do governo do estado.
A importância da vacinação
O diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, ressaltou a importância da vacinação para prevenir doenças. Embora algumas doenças tenham sido erradicadas no Brasil, é necessário enfatizar que muitas delas ainda estão circulando pelo mundo. Gatti destacou a queda na cobertura vacinal no país e alertou para o risco de epidemias e complicações graves causadas por essas doenças.
Recuperando as coberturas vacinais
O diretor do PNI destacou a necessidade de recuperar as coberturas vacinais, enfatizando a importância do símbolo do SUS, o Zé Gotinha, para conscientizar a população sobre a importância da vacinação. Gatti assegurou que as vacinas são seguras e eficazes, além de serem um ato de amor para proteger as crianças e adolescentes.
O papel do Ministério da Saúde no programa de imunizações
A responsabilidade pelo programa de imunizações é compartilhada entre o Ministério da Saúde, estados e municípios. Enquanto cabe ao Ministério definir as diretrizes técnicas, adquirir as vacinas e fornecer apoio logístico, a vacinação em si é realizada pelos municípios em parceria com os estados. É fundamental que todos trabalhem em conjunto para proteger a população.
Estratégias para aumentar a cobertura vacinal
O Ministério da Saúde tem implementado estratégias para aumentar a cobertura vacinal no país. Uma delas é a realização de ações de multivacinação regionalizadas, como a que está ocorrendo no Rio de Janeiro. Essas ações ocorrerão em diversos estados ao longo do ano. Além disso, o Ministério está investindo R$ 150 milhões em estados e municípios para fortalecer a vacinação.
Mães jovens e prioridades no Rio de Janeiro
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro realizará uma ação de mobilização com mães jovens para aumentar a vacinação no estado. Além disso, seis municípios foram definidos como prioridade na vacinação devido à baixa cobertura registrada. A secretaria destinará recursos para que esses municípios possam montar salas de vacinação e oferecer o serviço também aos finais de semana.
Vacinação contra o HPV
O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro destacou a importância da vacinação contra o HPV, que atualmente apresenta baixa cobertura na cidade. A vacina protege contra o câncer de colo de útero e outros tipos de câncer relacionados ao HPV. É fundamental que os pais e adolescentes procurem as unidades de saúde para receberem a vacina.
Conscientização e proteção
A vacinação é uma medida de proteção fundamental para a saúde das crianças e adolescentes. É importante que os pais confiem nas vacinas e levem seus filhos para serem imunizados. A campanha de multivacinação no Rio de Janeiro é uma iniciativa para atualizar o calendário vacinal e aumentar a cobertura vacinal, contribuindo para a prevenção de doenças e proteção da população.
*Com informações da Agência Brasil