Chuvas intensas trazem riscos à saúde: conheça as doenças mais comuns
As chuvas fortes podem trazer mais do que apenas destruição e transtornos para os moradores das cidades. Com elas, vêm também doenças como leptospirose, diarreias, hepatites A e E, tétano e dengue.
Prevenção é fundamental
No estado do Rio de Janeiro, muitos municípios foram atingidos por temporais no último fim de semana, e a Secretaria de Estado de Saúde alerta a população sobre os perigos e a necessidade de prevenção, monitoramento e tratamento das enfermidades relacionadas aos alagamentos. A pasta também orienta os municípios a monitorar a ocorrência de casos nas unidades de saúde locais e a reforçar essa medida junto às equipes de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde.
Leptospirose, diarreia e hepatites
O risco de contaminação em períodos de enchente é muito grande. A leptospirose, por exemplo, pode ser transmitida pela água da chuva ou pela lama contaminadas com a bactéria presente na urina e nas fezes de ratos, quando entram em contato com a mucosa ou feridas na pele. Os sintomas incluem febre alta, calafrios, dores musculares e icterícia (pele amarela).
A ingestão de água contaminada pode ainda levar à ocorrência de diarreia e hepatites. Para evitar essas doenças, é recomendável filtrar e ferver a água antes do consumo para eliminar bactérias, vírus e parasitas.
Tétano e dengue
Durante enchentes ou alagamentos, há o risco de transmissão de tétano por meio de lesões no contato com lixo e destroços. A principal forma de prevenção do tétano é a vacinação, que é gratuita e está disponível em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Já a proliferação do mosquito da dengue pode ser reforçada pelas chuvas fortes, sendo essencial ficar atento aos sintomas da doença: febre alta, manchas vermelhas, dor muscular, dor de cabeça e no fundo dos olhos e perda de apetite.
Conclusão
Diante do risco de doenças durante as chuvas intensas, é fundamental buscar atendimento médico ao apresentar sintomas e adotar medidas preventivas, como a limpeza de locais propícios ao acúmulo de água parada. Fique atento à sua saúde e à de sua família e evite complicações decorrentes das doenças transmitidas pelas chuvas.
*Com informações da Agência Brasil